Anúncio

Quer flores saudáveis? Saiba como regar as begônias corretamente

Aprenda a regar corretamente essa belíssima planta, e veja alguns cuidados para mantê-la sempre bela e florida!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Ponta Grossa, 10 de junho de 2022, por Vitoria Azevedo ─ Se você deseja saber quando regar begônias, hoje o Horta Jardim & Cia do Folha GO, irá explicar esse o outros cuidados necessários para o cultivo dessa flor colorida, delicada, pequena e fácil de plantar. Além disso, saiba que os brasileiros adoram as begônias, devido a sua beleza e o seu cultivo que não exige muitos cuidados, como é o caso de outras flores que costumam ter um cultivo mais trabalhoso, como as roseiras e os cravos.

Continua depois da publicidade

Saiba quando regar begônias corretamente: veja dicas para uma floração incrível

As begônias são uma das flores de jardim mais comuns e fáceis de cultivar. Existem mais de mil variedades de begônias e vários híbridos, cada um com seus méritos. É uma planta que é admirada pela beleza de suas flores e folhas.

Continua depois da publicidade

Suas cores únicas e folhagens verdes ou vermelhas compõem uma decoração original e rica. Floresce a maior parte do ano, sendo perfeita para ser cultivada no jardim, em vasos decorativos pela casa ou como presente especial para alguém.

Quando regar begônias
Quer flores saudáveis? Saiba como regar as begônias corretamente. Foto: Canva Pro

Leia também: Como regar as plantas suculentas? Aprenda alguns cuidados importantes

Como regar?

Em relação à rega, é importante lembrar que as begônias não gostam de muita água. Portanto, o momento ideal de quando regar begônias é a cada quatro dias. Dessa forma, eles nunca ficarão encharcados, mas a terra permanecerá úmida.

Para manter suas flores lindas para sempre, é importante lembrar de não molhar as folhas e flores, apenas o solo.
Uma boa dica para saber a quantidade certa de água para uma begônia é regá-la até que a água comece a fluir pelos orifícios de drenagem do vaso. Além disso, regue apenas quando o solo estiver seco. Se molhar, pode prejudicar suas plantas.

Luminosidade

Além de saber quando regar begônias é importante entender outros cuidados que essa flor precisa. Esta planta não gosta de ser exposta ao sol pleno, principalmente sol da manhã e da tarde.

No entanto, é ideal fornecer luz solar indireta (algumas espécies podem até resistir à sombra). Portanto, as begônias são uma boa variedade para ficar dentro de casa perto de janelas.

Se a janela estiver voltada para o concreto ou para um corpo de água, filtre a luz vinda de uma janela voltada para o leste ou oeste. Se você optar por usar lâmpadas fluorescentes, coloque-as entre 15 cm e 30 cm acima da planta.
Mantenha as luzes acesas por cerca de 12 horas por dia.

Alguns jardineiros os deixam por até 14 horas. Mas lembre-se de que, se você escolher iluminação artificial, precisará regar suas plantas com mais frequência.

Como utilizar a begônia na decoração

Na visão oriental do Feng Shui, Haitang significa “harmonia para o lar”. Esta planta também simboliza amor e carinho leais. Ou seja, além de linda, a Begônia também carrega uma energia muito positiva.

A grande variedade de cores da begônia permite combinar a planta com o estilo de decoração que domina o ambiente.
Por exemplo, as begônias brancas são muito populares em um ambiente clássico, elegante e limpo. As begônias vermelhas e amarelas ficam ótimas em esquemas de decoração rústica e aconchegante.

Quer flores saudáveis? Saiba como regar as begônias corretamente. Foto: Pixabay

Quer saber mais dicas para o seu jardim?

Confira as informações divulgadas no Estadão, publicadas por Marcelo Lima em 1º de fevereiro de 2022.

Por fim, leia também: Como fazer enxerto de abacate no vaso? Aprenda dicas infalíveis e fáceis

FESTA JUNINA NA CAIXA! Aprenda a preparar com a gente!

Carregando comentários aguarde...
...