Veja como fazer a begônia florir com dicas práticas: deixe o seu jardim mais bonito
Conheça algumas técnicas de manejo, que ajudam a begônia ter uma florescimento mais intenso e também a se tornar mais resistente as pragas!
Ponta Grossa, 03 de maio de 2022, por Michele Azevedo ─ Está tendo dificuldades para cultivar a begônia? Para te ajudar, hoje o Horta Jardim & Cia do Folha GO, irá apresentar dicas de como fazer a begônia florir muito, utilizando algumas técnicas de manejo que dever sem aplicadas no solo e na planta, para obter um resultado incrível durante a floração dessa planta.
Saiba como fazer a begônia florir mais: deixe essa planta ainda mais bonita
Você sabia que é possível tornar a begônia uma planta ainda mais bonita do que ela já é? Para isso, veja abaixo algumas dicas de manejo que você pode implementar durante o cultivo, para que a planta tenha um melhor crescimento e desenvolvimento.
Além disso, saiba que ao seguir essas técnicas da maneira correta, além das begônias ficarem mais floridas, também ficarão mais resistente contra a presença de pragas, como pulgões, cochonilhas e etc.

Veja também: Saiba como plantar lírio da paz em vaso de vidro e embeleze sua casa
Luz do sol
Algo imprescindível de como fazer begônia florir muito, é ter a certeza de que a flor esta sendo cultivada em um ambiente que tenha bastante luz solar. Nesse caso, uma ótima opção é perto de janelas.
Caso essa planta fique em ambientes com mais na sombra, suas folhas irá crescer mais do que as flores. Além disso, evite o sol forte, para evitar que os raios solares venham a queimar suas folhas.
Drenar o solo
Saiba que o substrato ideal para o cultivo da Begônia precisa reter bastante a água, não havendo o excesso de umidade.
Nesse caso, uma dica interessante para fazer a begônia florir é furar o vaso com o auxílio de um palito comprido, para que ajude a entrar ar no solo e nas raízes.
Fertilizante
Uma forma de fazer begônia florir, é realizar a adubação com uma certa regularidade, se essa planta estiver sendo cultivada em vasos.
Dessa forma, tanto no verão quanto na primavera, realize a adução do solo pelo menos uma vez no mês com adubo líquido 20-20-20.
Evite os vasos grandes
Saiba que um dos erros mais comuns é realizar o plantio dessa espécie em um vaso grande. Nesse caso, o mais indicado é colocá-la em vasos menores. Pois, a begônia tem uma melhor floração, quando as suas raízes ficam mais apertadas.
Além disso, nos vasos grandes pode ocorrer o acúmulo de água, fazendo com que a raiz apodreça.
Remova as flores murchas
Uma outra dica importante, é remover as flores velhas. Dessa maneira, você irá fazer com que a planta canalize os seus nutrientes, apenas para as flores saudáveis.
Além disso, você manter a planta esteticamente bonita, visto que estarão visíveis apenas as folhas e as flores bonitas.

Modo correto de regar
Em relação as regas, o importante é não se esquecer que essas flores não apreciam muito a água. Por isso, o mais indicado é fazer a rega de 4 em 4 dias. Dessa maneira, a planta não irá ficar encharcada, e a terra vai permanecer úmida.
No entanto, lembre-se de não molhar as flores e as folhas, sendo somente o solo. Uma dica para descobrir qual é a quantidade exata de água que a flor precisa, é fazer a rega até que comece a sair água através dos buracos de drenagem do vaso.
Um outro ponto importante, é fazer a rega, apenas momento em que o solo esteja seco. Pois, se ele ficar encharcado, é possível que apodreça as raízes e cause o surgimento de fungos.
Quer saber mais dicas sobre cultivo? Acesse o Casa Vogue e aprenda novos macetes sobre a horta de temperos, publicado por Vanessa D’Amaro em 27 de junho de 2020.
Por fim, leia também: Como plantar feijão no algodão? Veja o passo a passo deste cultivo
Limpeza, culinária, saúde e beleza: 20 USOS do BICARBONATO DE SÓDIO que vão MUDAR a sua VIDA!

