Anúncio

Saiba fazer o plantio de inhame: cultive esse alimento em sua horta

Inhames são deliciosos, saudáveis ​​e muito fáceis de cultivar. Aprenda a produzir em sua horta ou jardim, de forma simples e prática!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Ponta Grossa, 11 de junho de 2022, por Vitoria Azevedo ─ Que tal aprender a plantar e cultivar inhame em sua casa? Confira hoje, no Horta Jardim & Cia do Folha GO, todas as dicas para cultivar esse tubérculo delicioso da maneira correta. Além de estar sempre presente nas refeições dos brasileiros, saiba que o inhame é muito saudável e nutritivo. Veja como produzir um inhame macio e fácil de cozinhar em sua casa.

Continua depois da publicidade

Descubra como fazer o plantio de inhame

Inhames são deliciosos, saudáveis ​​e muito fáceis de cultivar. Embora prefiram climas tropicais, também podem ser cultivadas em locais mais frios sem problemas. Você só precisa de um pouco de planejamento.

Além disso, saiba que você pode cultivar o próprios botões e enxertos desse tubérculo. Mantendo os cuidados necessários com o cultivo, você poderá colher os inhames, cozinhá-los e utilizar de diferentes formas em suas receitas.

Continua depois da publicidade
Como fazer plantio inhame
Saiba fazer o plantio de inhame: cultive esse alimento em sua horta. Foto: Canva Pro

Leia também: Saiba como cultivar a hortelã em casa para deixar a planta com muitas folhas; veja dicas de cultivo

Como cultivar Inhame

Em primeiro lugar, antes de saber como é que planta inhame é decidir onde plantar. Portanto, dê preferência a um local com pelo menos algumas horas de sol direto ao longo do dia. Nesse sentido, quanto mais luz solar, melhor a produção.

Certifique-se de que o solo esteja bem drenado e tenha matéria orgânica suficiente para o crescimento. Uma vez que compactação do solo dificulta a formação de tubérculos.

Pode ser feito em covas altas (matumbo) e sulcos. Basta utilizar sementes inteiras ou partidas. O solo deve ser solto e profundo para promover um bom desenvolvimento dos tubérculos.

Irrigue totalmente para que o solo esteja sempre úmido, mas não encharcado. O método da cobertura morta adequado apenas para agricultura de sequeiro. O objetivo é manter a umidade do solo, proteger os tubérculos da luz solar e do superaquecimento. Dessa forma, proporciona melhores condições para o desenvolvimento agrícola.

Adubo

Além dos cuidados explicado acima, em seguida você deve adubar de maneira orgânica, cada cova com aproximadamente um litro de esterco de curral bem tratado antes do plantio. Aplicar adubação química conforme recomendado pela análise de fertilidade do solo.

Realize a limpeza do local conforme necessário para remover plantas invasoras. Os inhames devem ser colhidos cerca de 180 dias após o plantio quando estiverem maduros. O amadurecimento do inhame pode ser visto pelo ressecamento das flores e pelo amarelecimento das folhas.

Cavando covas ou sulcos lateralmente e destapando cuidadosamente o tubérculo comercial, separe-o da planta mãe fazendo um corte, trabalhando exatamente no ponto de fixação na parte aérea.

Tome muito cuidado ao cavar os tubérculos para evitar ferimentos. Desta forma, eles podem ser armazenados por longos períodos de tempo.

Luz

Uma dica de como é que planta inhame é que eles precisam de pelo menos algumas horas de luz solar direta por dia. Sendo assim, algumas espécies podem crescer na sombra, mas podem ser menos produtivas.

Solo

Cresce em solos bem drenados, leves, profundos, férteis e ricos em matéria orgânica. Sendo assim, solos compactados devem ser evitados, pois dificultam a formação de tubérculos.

Rega

Além disso, saiba que um fator importante para o cultivo do inhame, é sempre manter o solo úmido o tempo todo. Contudo, sem encharcar, uma vez que inhames são tolerantes à seca. No entanto, eles não crescem bem quando a água é escassa.

Como fazer plantio inhame
Saiba fazer o plantio de inhame: cultive esse alimento em sua horta. Foto: Pixabay

Quer saber mais dicas para o seu jardim?

Confira as informações divulgadas no Estadão, publicadas por Marcelo Lima em 1º de fevereiro de 2022.

Por fim, leia também: Como fazer enxerto de abacate no vaso? Aprenda dicas infalíveis e fáceis

FESTA JUNINA NA CAIXA! Aprenda a preparar com a gente!

Carregando comentários aguarde...
...