Anúncio

Saiba como plantar urucum (colorau): uma planta repleta de benefícios para a saúde

Conheça essa planta incrível e saiba como cultivá-la em sua casa!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro, 16 de maio de 2022, por Karla Camacho – Você conhece uma planta chamada Urucum? Por isso, hoje o Horta Jardim & Cia do Folha GO, irá ensinar o passo a passo de como plantar urucum em seu quintal, apresentando todas as técnicas necessárias para realizar o seu plantio e o seu cultivo.

Continua depois da publicidade

Como plantar urucum? Conheça mais detalhes sobre essa planta

Conhecida popularmente como colorau, essa planta é muito conhecida pelo seu potencial de fazer corantes naturais que chama a atenção pelo colorido de suas flores. Com capacidade para ser cultivado em diversos climas, essa árvore pode atingir até 9 metros de altura, portanto, separe um espaço para seu urucuzeiro crescer saudável.

Continua depois da publicidade

Para plantar urucum, alguns cuidados são essenciais como as condições de temperatura e outros fatores como a qualidade do solo. Portanto, se você deseja ter um urucuzeiro dentro do seu quintal, veja como cultivar essa planta de uma forma que ela cresça bastante.

Como plantar urucum
Saiba como plantar urucum (colorau): uma planta repleta de benefícios para a saúde. Foto: Canva Pro

Leia também: Gel para plantas: saiba a importância desse produto e veja como usar

Condições ideais de temperatura

Para plantar urucum e fazer com que ele fique bastante saudável e vigoroso, faça seu cultivo em áreas com bastante luz solar direta durante o dia.

Pois, apesar de ser uma planta que se adapta em diversas condições, os locais com temperatura mais elevada são os melhores para que o urucuzeiro se desenvolva de forma plena.

Em relação ao plantio, deve ser feito em temperaturas que variam entre 20°C e 30°C, pois em regiões muito frias como o sul brasileiro, por exemplo, essa árvore tem seu desenvolvimento um pouco comprometido pela falta de calor.

Solo ideal

Assim como a temperatura, o solo também influencia muito na hora de saber como plantar urucum, portanto, se você deseja ter essa árvore produzindo muitos frutos, o solo deve apresentar uma boa capacidade de drenagem, sobretudo em áreas mais chuvosas.

Além disso, é bom corrigir a acidez do solo para que ela se mantenha com PH acima de 6, ou seja, levemente ácido. Portanto, caso o índice esteja abaixo disso, corrija com calagem para que seu urucum tenha um desenvolvimento saudável.

Adubação ideal

Para plantar urucum saudável gerando muitos frutos, você precisa oferecer um solo bastante fértil. Para isso, é preciso usar o adubo NPK 2-30-10, pois ele conta com mais fósforo. Um elemento necessário para a floração e desenvolvimento de frutos.

Além disso, a correção do solo pode ser feita durante a aplicação desse adubo. Portanto, adicione um pouco de calcário dolimítico à terra para fazer a calagem.

Para melhorar ainda mais a fertilidade do solo, adicione um pouco de esterco de vaca curtido. Porque é ótimo para essa árvore.

Como plantar urucum
Saiba como plantar urucum (colorau): uma planta repleta de benefícios para a saúde. Foto: Canva Pro

Saiba mais cuidados para se ter com outras plantas

Se, assim como o urucum, você deseja ter uma horta em casa, veja como cuidar de algumas plantas nesta matéria do Estadão, publicada em 1 de fevereiro de 2022, por Marcelo Lima.

Por fim, leia também: Como preparar um canteiro para receber rosas? Aprenda o passo a passo

Carregando comentários aguarde...
...