Anúncio

Saiba como replantar tulipas depois da floração: veja dicas importantes de cultivo

Aprenda algumas técnicas de manejo, para fazer o replantio dessa espécie que se adapta em regiões de clima frio!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Ponta Grossa, 23 de maio de 2022, por Lorena Rogenski ─ Está com dúvidas sobre como replantar tulipas depois da floração? Para te ajudar, hoje o Horta Jardim & Cia do Folha GO, irá explicar o passo a passo de como replantar as tulipas depois da floração, utilizando algumas técnicas de manejo adequadas para esse procedimento. Dessa maneira, você irá garantir um bom crescimento e desenvolvimento das tulipas, para ter uma incrível floração no futuro.

Continua depois da publicidade

Como replantar tulipas depois da floração?

Saber como replantar tulipas depois da floração é essencial, principalmente para quem quer mantê-las belas e floridas por mais tempo. O manejo dessa espécie é complexo, já que se adapta em regiões onde o clima é frio.

Nesse caso, a melhor época para cultivá-la em território brasileiro, é durante o inverno. Para que essa técnica funcione, o primeiro passo é cuidar da planta desde o início do período da floração.

Continua depois da publicidade

Os jardineiros precisam regar a planta, fazer o plantio em um vaso adequado e, de preferência, em uma área com boa incidência solar. Além disso, se necessário, aplique fertilizante nas tulipas.

Como replantar tulipas depois da floração
Saiba como replantar tulipas depois da floração: veja dicas importantes de cultivo. Foto: Canva Pro

Leia também: Flor que parece uma estrela? Conheça essa belezura e confira dicas de cultivo

Passo a passo

A tulipa é uma planta herbácea, ou seja, o seu ciclo de vida anual é mais curto que o de outras espécies. Isso significa que, após o período de floração, as folhas ainda se mantêm esverdeadas, mas é necessário replantar para que ela continue florescendo.

1. Deixe a planta secar

O primeiro passo é deixar a planta secar naturalmente, ou seja, não regue e não adube a tulipa.

Quando ela estiver devidamente seca, o próximo passo é retirá-la do vaso e cortar as folhas amareladas e murchas. Isso oferece a oportunidade dela florescer novamente.

2. Faça o manuseio do bulbo

O bulbo possui algumas semelhanças com a cebola. Ou seja, quando visualizar algo nesse aspecto na tulipa, significa que já o encontrou.

Quando visualizar o bulbo, o próximo passo é enrolar em um papel toalha e guardar em um lugar fechado. Um bom ambiente é uma gaveta. Isso conservará a parte boa da tulipa.

3. Faça o plantio

A tulipa é uma espécie que se adapta bem em regiões frias. Por esse motivo, a melhor época para replantar a espécie é durante o inverno.

É importante que o plantio seja feito com o bulbo ao lado da tulipa. Lembre-se de manter o lado liso para baixo e cobrir a espécie com até 5 cm de terra. Assim que seguir essas etapas para o plantio da espécie, coloque o vaso em um ambiente com boa incidência solar.

Como replantar tulipas depois da floração
Saiba como replantar tulipas depois da floração: veja dicas importantes de cultivo. Foto: Canva Pro

Bônus: Aplicação de adubo

O adubo é essencial para o bom desenvolvimento de qualquer espécie. Nesse caso, o jardineiro deve aplicá-lo na tulipa duas vezes no ano.

Nesse caso, é possível utilizar um composto e fertilizante periodicamente na plantação. Por outro lado, mantenha o solo sempre úmido, mas nunca encharcado.

Todos esses cuidados são suficientes para o desenvolvimento bom e saudável da espécie.

Quer saber mais dicas para o seu jardim? Confira as informações divulgadas no Estadão, publicadas por Marcelo Lima em 1º de fevereiro de 2022.

Por fim, leia também: Como fazer enxerto de abacate no vaso? Aprenda dicas infalíveis e fáceis

Carregando comentários aguarde...
...