Anúncio

Saiba cultivar flor de lótus: veja todas as dicas para um cultivo ideal

Lótus, também conhecido como flor de Buda, lótus egípcio ou lótus sagrado, é uma flor exótica e repleta de muita beleza com diversas cores!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Ponta Grossa, 11 de junho de 2022, por Kethlyn Bukner ─ Saiba as técnicas necessárias para plantar flor de lótus. Para te ajudar, hoje o Horta Jardim & Cia do Folha GO, irá ensinar como cultivar esta belíssima planta que é aquática, e geralmente habita em riachos de fluxo lento ou lagoa de água doce, em ambientes rasos. Além disso, saiba que essa flor possui diversos tamanhos e cores. Aprenda a cultivá-la da maneira correta, e saiba como utilizar essa flor para embelezar o ambiente.

Continua depois da publicidade

Saiba cultivar flor de lótus: veja todas as dicas para um cultivo ideal

Lótus, também conhecido como flor de Buda, lótus egípcio ou lótus sagrado, é uma espécie nativa do continente asiático e muito comum em países como o Japão, Índia e Filipinas. A princípio, essa é uma flor pequena com uma altura média de 50 cm, sua principal característica é que as raízes e caules crescem debaixo d’água, enquanto as folhas e flores flutuam.

Continua depois da publicidade

Suas folhas são grandes e redondas, com até 25 cm de diâmetro e possuem a capacidade de “autolimpeza” repelindo microorganismos e poeira de sua superfície. Sendo assim, neste artigo iremos explicar o passo a passo de como cultivar as flores de lótus de maneira fácil para decorar sua casa.

Como plantar flor de lótus
Saiba cultivar flor de lótus: veja todas as dicas para um cultivo ideal. Foto: Canva Pro

Leia também: Quantas vezes devo regar as violetas? Aprenda as dicas infalíveis

Como cultivar Lótus

Uma dica de como plantar flor de lótus é que esta espécie necessita ser cultivada por sementes. A casca da semente precisa ser aberta com o auxílio de uma faca com ponta fina para que no interior da camada branca possa crescer o primeiro ramo da flor.

Uma vez abertas, elas precisam fazer a germinação em um recipiente de vidro com água mineral e morna. As plantas devem ser colocadas em um lugar que receba várias horas de pleno sol todos os dias até que as primeiras mudas e raízes comecem a surgir.

Isso acontece em mais ou menos 9 dias. Além disso, saiba que é importante trocar a água da panela 1 vez ao dia e depois de germinar, as sementes precisam ser colocadas em um recipiente grande e fertilizadas com terra vegetal.

Após 30 dias da germinação, coloque-o em outro recipiente maior e encha-o com água para que o pote com terra fique submerso. Não se esqueça de trocar a água do pote grande para que evite que as larvas de mosquito se criem.

Quando as primeiras folhas aparecerem, o vaso com a planta precisa ser plantado para seu local final. Certifique-se de que a área escolhida receba pelo menos seis horas de luz solar por dia e sob nenhuma hipótese adicione esterco para fazer o adubo.

Com que frequência o lótus floresce?

Depois de saber como plantar flor de lótus, saiba que essa flor tem um ciclo perene, ou seja, seu período de floração é interminável.

Essa espécie costuma florescer na primavera e à medida em que suas raízes crescem no inverno, seus botões crescem na próxima estação. No verão, as flores realmente florescem. No outono, a flor de lótus seca, mas não cai.

Como plantar flor de lótus
Saiba cultivar flor de lótus: veja todas as dicas para um cultivo ideal. Foto: Canva Pro

Quer saber mais dicas para o seu jardim?

Confira as informações divulgadas no Estadão, publicadas por Marcelo Lima em 1º de fevereiro de 2022.

Por fim, leia também: Como fazer enxerto de abacate no vaso? Aprenda dicas infalíveis e fáceis

FESTA JUNINA NA CAIXA! Aprenda a preparar com a gente!

Carregando comentários aguarde...
...