Anúncio

Saiba plantar e cultivar a flor viuvinha: deixe seu jardim ainda mais belo

Encontrada com facilidade no cerrado brasileiro, a Viuvinha é fácil de ser reconhecida através de seus galhos verdes e flexíveis. Aprenda a cultivar essa belíssima planta!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Ponta Grossa, 09 de junho de 2022, por Kethlyn Bukner ─ A Viuvinha é uma planta que costuma florescer na primavera e no inverno, e costuma a tolerar climas mais frios. Confira hoje, no Horta Jardim & Cia do Folha GO, como plantar a flor viuvinha da maneira correta, utilizando algumas técnicas de manejo para mantê-la sempre saudável e bonita. Aprenda a fazer o plantio a partir das sementes, e conheça mais detalhes sobre essa linda flor, que é perfeita para decorar o jardim.

Continua depois da publicidade

Descubra como plantar flor viuvinha

A Viuvinha é uma planta muito comum no cerrado brasileiro e possui galhos verdes e flexíveis ao nascer, que com o passar do tempo ficam amarronzados. Uma dica ao fazer o plantio dessa flor, é conduzir a direção dos galhos no momento em que os ramos ainda são novos.

Continua depois da publicidade

Além disso, saiba que a Viuvinha ultrapassa com facilidade 6 metros de altura, desde que sejam oferecidos todos os cuidados necessários quando estiver em crescimento.

Além de possuir flores abundantes, cheirosas e pequenas, essa planta possui 2 estruturas:

  • Uma formada por pétalas longas, finas e azuladas;
  • A outra de pétalas redondas, curtas e arroxeadas, o que a torna única.

Vale lembrar que existe uma variação na cor branca, que dificilmente é encontrada. Em todas as estruturas, suas pétalas são suaves e peludas ao toque.

Como plantar flor viuvinha
Saiba plantar e cultivar a flor viuvinha: deixe seu jardim ainda mais belo. Foto: Canva Pro

Leia também: Como plantar um pé de pequi? Veja dicas de cultivo e acerte em todo o processo

Como cultivar esta flor

Agora que você já conhece um pouco sobre esta planta, descubra alguns truques de como fazer o cultivo da flor viuvinha a seguir.

Luminosidade

É preciso cultivar esta flor em um lugar que receba proteção do vento, mas também que obtenha no mínimo 6 horas de sol diariamente.

Solo

Antes de saber como plantar flor viuvinha, é preciso escolher o solo certo para o seu cultivo. Nesse caso, ele necessita ser alcalino e ao mesmo tempo leve, bem drenado e adubado.

Muda ou semente?

Existem essas duas formas de como plantar flor viuvinha. No entanto, o plantio através de muda é um dos mais fáceis.

Rega

Depois de entender como plantar flor viuvinha, um dos cuidados principais com a planta é fazer a rega da maneira correta. Além disso, por se tratar de uma flor bem resistente a seca, ela precisa ser regada de modo esporádico. Uma dica é realizar as regas no período noturno, uma vez que se irrigada pela manhã é possível que suas folhas se queimem.

Um sinal de que está havendo a falta de rega, é no momento em que suas folhas começam a cair.

Poda

É possível realizar a poda na época do outono para que a floração seja estimulada. O único cuidado que deve ser tomada é remover as ervas daninhas frequentemente da área em que ela foi plantada.

Doença

Depois de saber como plantar flor viuvinha, você vai descobrir que ela resiste a maior parte das doenças. No entanto, ela possui sensibilidade ao oídio, que costuma acontecer em cenários com má drenagem do solo ou exceção de rega.

Benefícios

Uma vantagem de saber como plantar flor viuvinha é que esta flor é de fácil cultivo e possuem uma época de floração longa, sendo ótimas para buquês ou decoração de festas.

Como plantar flor viuvinha
Saiba plantar e cultivar a flor viuvinha: deixe seu jardim ainda mais belo. Foto: Canva Pro

Quer saber mais dicas para o seu jardim?

Confira as informações divulgadas no Estadão, publicadas por Marcelo Lima em 1º de fevereiro de 2022.

Veja também: Como fazer enxerto de abacate no vaso? Aprenda dicas infalíveis e fáceis

FESTA JUNINA NA CAIXA! Aprenda a preparar com a gente!

Carregando comentários aguarde...
...