Anúncio

Santo remédio: veja técnicas para cultivar boldo em casa

Aprenda a cultivar boldo de forma simples e fácil, e tenha essa planta medicinal sempre à disposição!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro, 27 de maio de 2022, por Bruno Martins – Você conhece os benefícios que o boldo oferece para nossa saúde? Por isso, hoje o Horta, Jardim & Cia do Folha GO, irá ensinar a como cultivar boldo em casa, utilizando algumas técnicas de manejo que são simples e fáceis. Dessa maneira, você poderá utilizá-lo para fazer chás que ajudam a combater problemas de estômago, fígado e diversos outros tipos de doenças e problemas de saúde

Continua depois da publicidade

Boldo: conheça esse santo remédio

O boldo é uma planta medicinal muito popular e encontrada com facilidade nos lares brasileiros. Às duas variedades mais comumente cultivadas são o boldo miúdo (Plectranthus neochilus) e o boldo da terra (Plectranthus barbatus). A princípio, o boldo miúdo é uma planta rasteira e com folhas pequenas.

Continua depois da publicidade

No entanto,  o boldo da terra é uma espécie arbustiva que pode atingir até 2 metros de altura, com folhas grandes. Ambas são plantas originárias da África e são bonitas, com folhagem verde abundante e florzinhas roxas que atraem insetos polinizadores.

Em gera, o boldo possui propriedades hiposecretoras gástricas, que diminuem o nível de acidez e o volume do suco gástrico, atuando no tratamento da azia, má digestão, enjoos, gastrite e até da ressaca. Sendo assim, cultivá-lo em casa para tê-lo sempre à mão, é algo muito interessante. Por isso, abaixo que iremos explicar o passo a passo de como fazer isso.

Cultivar boldo em casa
Santo remédio: veja técnicas para cultivar boldo em casa. Foto: Canva Pro

Leia também: Adubo orgânico deve ser usado quantas vezes por ano? Descubra agora!

Como cultivar boldo em casa?

O boldo, seja da espécie que for, é uma planta de fácil cultivo. Contudo, para que ele se desenvolva bem e renda folhas abundantes e saudáveis, é preciso oferecer as condições ideais para ele, que são:

  • Sol pleno: o boldo precisa receber luz do sol direta e intensa por, pelo menos, 4 horas diariamente;
  • Regas moderadas: com bastante tolerância para a seca, o boldo só precisa receber água quando o substrato estiver seco, pois ele não tolera solos encharcados;
  • Adubações a cada 3 meses com adubos ricos em nitrogênio, para fortalecer as folhas e a brotação. Você pode usar adubos orgânicos como o esterco animal curtido, húmus de minhoca, torta de mamona, etc.
  • Podas a cada 6 meses, para incentivar brotos novos e melhorar a estética da planta.

Dicas especiais para o cultivo do boldo:

Você pode cultivar boldo em casa não só no jardim como também em vasos, desde que você providencie um local bem iluminado para deixá-lo. No caso do boldo da terra, prefira vasos grandes, com no mínimo 25 litros de capacidade.

Em relação ao boldo miúdo, as floreiras são uma boa pedida. Pois, essa é uma planta rasteira e as flores roxas ficam muito bonitas nesse tipo de vaso. Uma outra dica, é você retirar os galhos e não só as folhas na hora do preparo. Dessa maneira, irá agir como uma poda para a planta, capaz  de estimular a renovação constante dos ramos.

Cultivar boldo em casa
Santo remédio: veja técnicas para cultivar boldo em casa. Foto: Canva Pro

Gostou de aprender técnicas para cultivar boldo em casa?

Então leia também essa matéria da Casa Vogue, escrita por Vanessa D’Amaro e publicada em 27 de junho de 2020 e veja o que mais cultivar em casa!

Por fim, leia também: Como fazer muda de São Miguel? Aprenda a cultivar essa flor belissíma

Especial MÊS DAS NOIVAS: BEM CASADO a MELHOR receita com MARCIA SIQUEIRA

Carregando comentários aguarde...
...