Anúncio

Strelitzia gosta de sol ou sombra? Entenda mais detalhes sobre essa planta e aprenda a cultivá-la

Conheça essa planta de aparência exótica, e saiba como cultivá-la em sua casa!

Anúncio


Continua depois da publicidade

Ponta Grossa, PR, domingo, 08 de maio de 2022, por Michele Azevedo ─ Está com dúvidas se a Strelitzia gosta de sol ou sombra? Para entender melhor sobre isso, hoje o Horta Jardim & Cia do Folha GO, irá apresentar mais detalhes sobre essa planta belíssima, e explicar sobre as condições favoráveis para o seu cultivo.

Continua depois da publicidade

Strelitzia gosta de sol ou sombra? Entenda

Se você está pensando em cultivar essa belíssima planta em sua casa, saber se a Strelitzia gosta de sol ou sombra, é fundamental para o seu o cultivo. Conhecida popularmente como “ave-do-paraíso”, essa espécie apresenta uma aparência exótica e cores chamativas.

Continua depois da publicidade

Apesar não ser tão fácil encontrá-la aqui no Brasil, essa planta é cultivada em jardins a pleno sol. Isso porque, a Strelitzia apresenta uma boa resistência ao vento, sendo uma planta ideal para embelezar a parte da frente de residências, prédios e demais estabelecimentos.

Quando fornecido todos os cuidados durante o cultivo, essa planta forma uma touceira que é capaz de produzir até 20 hastes florais no ano.

No entanto, essa planta fica mais vistosa e bonita, apenas quando floresce, vindo a ocorrer após 4 anos de cultivo.

Strelitzia gosta de sol ou sombra
Strelitzia gosta de sol ou sombra? Entenda mais detalhes sobre essa planta e aprenda a cultivá-la. Foto: Canva Pro

Leia também: Hortaliças que gostam de sombra e umidade: veja opções ideias para a sua casa

Como funciona a propagação da Strelitzia?

Quando o plantio é realizado através de sementes, é necessário quebrar a capa que a envolve, e realizar um banho no ácido sulfúrico, de cinco a dez minutos. Em seguida, é necessário lavar em água corrente, e então realizar o plantio.

Em condições favoráveis, as sementes conseguem germinar em um período de 20 a 30 dias. Embora levem mais de 4 anos para apresentar as primeiras hastes de um metro, essas plantas duram de 20 a 25 anos.

No entanto, quando a propagação é feita através de touceiras, os jardineiros conseguem obtê-la precocemente. Além disso, é possível realizar o cultivo dessa planta in-vitro. Porém, é necessário possuir um maior conhecimento e domínio de laboratório e técnica.

Qual o melhor ambiente para o cultivo

A princípio, o desenvolvimento da Strelitzia ocorre de melhor maneira em regiões com climas subtropicais. No entanto, é indicado cultivá-la em um ambiente com meia sombra.

Quanto ao sombreamento, só é favorável quando é leve, não ultrapassando os 30%. Além disso, saiba que essa planta gosta da umidade relativa do ar em 70% e não tolera grandes geadas. Em relação a temperatura, é indicado ambientes que vão de 22°C a 25°C.

Como realizar o plantio

O plantio da ave-do-paraíso, deve ser feito em solo profundo, ligeiramente ácido e rico em matéria orgânica. Além disso, deve possuir uma boa drenagem de água e não deve ser encharcado.

Para preparar o solo, é recomendado remover todos os torrões mais duros. Assim como, é importante evitar as áreas com declividade, já que essa planta não faz uma boa cobertura do solo.

Strelitzia gosta de sol ou sombra
Strelitzia gosta de sol ou sombra? Entenda mais detalhes sobre essa planta e aprenda a cultivá-la. Foto: Canva Pro

Como regar a Strelitzia

Na época do verão, é indicado realizar a irrigação duas vezes na semana.

No entanto, durante esse período, é importante fazer uso da cobertura morta para reduzir a evaporação da água.

E então, quer saber mais dicas para o seu jardim? Confira as informações divulgadas no Estadão, publicadas por Marcelo Lima em 1º de fevereiro de 2022.

Por fim, leia também: Como fazer enxerto de abacate no vaso? Aprenda dicas infalíveis e fáceis

GUIA COMPLETO sobre como cuidar de uma ROSA DO DESERTO

Carregando comentários aguarde...
...