Anúncio

5 erros comuns ao começar uma horta em casa: veja quais são para evitá-los

Confira quais os erros mais comuns e os evite

Anúncio


Continua depois da publicidade

Tem interesse em começar sua própria horta, na sua casinha mas não sabe quais cuidados deve obter? Por isso, hoje, 16 de janeiro de 2022, aqui no Blog Horta e Jarim & Cia, trouxemos  informações para te ajudar, trazendo os erros mais recorrentes quando pessoas iniciam sua própria horta. Então leia agora este artigo e aprenda 5 erros comuns ao começar uma horta em casa: veja quais são! Ficou curioso (a)? Não perca tempo! Leia o artigo na íntegra e confira!

Continua depois da publicidade

Confira os 5 erros comuns ao começar uma horta em casa

Fique por dentro do assunto!

1. Escolha o local ideal

Muitas pessoas costumam reclamar de que suas plantinhas não crescem ou florescem. O problema pode estar logo ao primeiro passo: a escolha do local da horta. Esse precisa dispor das necessidades básicas da planta como, por exemplo, a luz solar, ou ventilação.

Continua depois da publicidade

Por tanto, o fator luz é essencial. Pesquise previamente sobre a planta que tem interesse de cultivar e confira o tempo médio de luz que ela precisa. Algumas são necessárias 4 a 5 horas de sol, ou luz direta. Então posicione seu canteiro em uma área que tenha essa iluminação.

Veja mais: 5 erros que destroem sua horta: confira e evite cometê-los

2. A escolha do substrato

5 erros comuns ao começar uma horta em casa, Foto: Canva Pro.

O preparo do solo também é de suma importância. Isso acontece uma vez que, é neste solo que sairão as substâncias básicas da planta. Ou seja, a “cama” das plantinhas precisa ser perfeita para nutri-las.

Caso seja em um jardim ou quintal, areje o solo, cavando-o, e dessa forma esse será mais produtivo. Caso o plantio seja feito em vaso, procure substratos de qualidade em lojas especializadas. Melhor ainda, é procurar por indicações de pessoas de confiança na área.

3. Fertilize o suficiente

Como tudo em excesso faz mal, é preciso fertilizá-las nem muito, nem tão pouco. Fertilizar a mais costuma ser um erro bem recorrente entre os principiantes. Mas os cultivos mais habituais, como os de uma horta em casa, requerem um conhecimento maior de suas necessidades e nutrientes. Portanto, fique atento!

4. Respeite o espaçamento das sementes

Para que o plantio dê certo, a quantidade semeada em cada canteiro é fundamental. Um dos erros mais comuns é exatamente plantar sementes demais em um único lugar. Sendo assim, para que as plantas cresçam de forma saudável, respeite seu espaço.

Normalmente, de 2 a 3 sementes em cada espaço é o ideal, mas consulte conforme a planta que tem interesse de cuidar. Principalmente caso sejam plantas que cresçam em maço, como cebolinha.

5. Cuidado com regas em excesso

5 erros comuns ao começar uma horta em casa, Foto: Canva Pro.

Encharcar a planta também é um dos erros mais comuns. Isso pode fazer com que as raízes apodreçam e a planta não se desenvolva. Portanto, tenha cautela, em relação ao excesso, assim como à escassez.

Veja mais: Como fazer uma horta em mandala? Vai ser um sucesso!

LAVANDA; veja o passo a passo para cultivar essa lindeza

Carregando comentários aguarde...
...