Anúncio

5 erros que destroem as orquídeas e todo mundo comete; confira

Conheça mais sobre o que sua planta precisa para crescer saudável

Anúncio


Continua depois da publicidade

Quem já não ouviu que orquídeas não gostam de sol e recebeu várias dicas de fertilizantes diferentes para colocar na planta, ou até te aconselharam a não adubar a sua orquídea? Tendo isso em vista, hoje, 20 de janeiro de 2022, o Blog Horta, Jardim & Cia do Folha Go, te mostra 5 erros que destroem as orquídeas e todo mundo comete.

Continua depois da publicidade

Conheça 5 erros que destroem as orquídeas e todo mundo comete

A orquídea é uma planta proveniente da Ásia e a grande maioria de suas espécies são epífitas, o que quer dizer que elas crescem presas a tronco de árvores. Apesar de ser simples de cuidar, é preciso conhecer suas características para não cometer erros que as destroem e são comuns de ocorrer, veja quais são eles.

Continua depois da publicidade

Leia a seguir: 5 plantas perfeitas para decorar o banheiro: purifique o ar e deixe seu banheiro mais agradável

1. Falta de luminosidade e excesso de sol

Conheça 5 erros que destroem as orquídeas e todo mundo comete – Reprodução Canva Pró

Ao se plantar uma orquídea é necessário ter em mente o habitat natural dela, que é o de árvores, que as cobrem do Sol e permitem uma exposição solar parcial, ao mesmo tempo que estão submetidas a luminosidade.

Uma exposição constante ao sol pode gerar queimaduras nas orquídeas, assim como deixa-las apenas na sombra irá impedir a floração. Então, coloque a sua orquídea em um ambiente de bastante luminosidade e permita que ela receba 2 horas diárias de sol, essencialmente o da manhã.

Como saber qual está afetando as orquídeas

Apesar de um local sombreado ser importante para proteger a orquídea, essa exposição diária de sol irá impedir o surgimento de fungos e bactérias. Mas como perceber qual dos dois problemas está afetando a sua orquídea? Repare a coloração do verde da sua planta.

Caso ela esteja com um tom amarelado, significa que ela está sofrendo com a presença do Sol, mas se ela apresentar um verde muito escuro, sua orquídea está necessitando de luz. O tom de verde próximo ao de um couve é o correto da orquídea. Sendo uma maneira para você identificar que a sua planta está bem e não passa por esses problemas.

2. Adubação em abundância

Muitas vezes para suprir a falta de exposição solar, que é um fator importante para o surgimento de flores para a planta, as pessoas optam por fertilizar a orquídea mais do que ela necessita. Entretanto, adubação em grande quantidade mata a sua planta e isso irá ocorrer rapidamente.

Fertilizar a planta é muito importante e garante um melhor cultivo, porém ele deve ser feito corretamente. O adubo mais recomendado para as orquídeas é o bokashi, que pode ser misturado ao substrato ou colocado em sachês que irão penetrar na planta no momento da rega.

3. Deixar de usar substrato nas orquídeas

Como já mencionado, as orquídeas crescem em árvores, então decidir plantá-la em terra normal de jardim é uma péssima ideia. Prepare o substrato da sua orquídea com fibra de coco, carvão vegetal, casca de pinus e nó de pinho, por exemplo. Faça o substrato com apenas um desses elementos ou misture diferentes deles para inserir a sua orquídea.

4. Escassez de água

Outro erro muito comum é em relação a rega da orquídea. A orquídea é conhecida por não gostar de muita água, mas isso não significa que ela não deva ser bem regada, apenas pulverizar a orquídea não é suficiente para que ela receba todos os nutrientes que necessita para se desenvolver.

Existem milhares de espécies de orquídeas e isso é um fator para prestar atenção na hora de regar. Orquídeas que contém bulbo, por exemplo, não irão necessitar de tanta água quanto as que não possuem. As condições climáticas também irão afetar na vaporização da água e o ressecamento do solo, assim como os vasos que iremos tratar a seguir.

5. Vaso errado e encharcar o solo das orquídeas

A escolha do vaso é algo muito relevante para um bom cultivo da orquídea, pois irá interferir no substrato e na rega da sua planta. Isso porque há vasos que retém mais umidade do que outros.

Vasos de plástico, por exemplo, irão conservar uma quantidade maior de água do que os de barros que vão ressecar mais rápido. Para o seu vaso de plástico, use um substrato mais arejado e observe a umidade do seu solo, pois encharcar a sua orquídea irá prejudicar demais a saúde da sua planta.

Como escolher o vaso certo

Escolha vasos com furos, pois isso irá permitir que a água seja capaz de escorrer. Não deixando que o líquido se acumule e consequentemente destrua a sua planta. Uma tática para observar se o seu solo está úmido é colocar o dedo sobre o substrato e ver se ele irá voltar sujo, se sim ele está úmido, se não ele necessita de rega.

Leia a seguir: Como eliminar lesmas e caracóis do jardim: aprenda dicas de como afastar essas pragas agrícolas de suas plantas

DICAS de como arrumar a MALA PERFEITA para VIAJAR

A gente ama viajar, mas e quem gosta de arrumar as malas para a viagem? Não é uma tarefa muito legal, não é mesmo?! Mas, hoje, vamos te dar dicas de como arrumar a mala perfeita para viajar e passar a gostar de organizar tudo!

Carregando comentários aguarde...
...