Anúncio

5 plantas venenosas para tomar cuidado; confira a lista completa

Lindas e perigosas! A beleza pode ser mortal

Anúncio


Continua depois da publicidade

Plantas venenosas no quintal de casa? Sim, é bem provável que você possua/já possuiu uma delas no seu jardim. Ao chamarem atenção por sua beleza exótica, é fácil esquecer o perigo que representam. Hoje, 11 de janeiro de 2022, o Blog Horta, Jardim & Cia do Folha Go, mostra 5 plantas venenosas para tomar cuidado.

Continua depois da publicidade

Conheça 5 plantas venenosas para tomar cuidado

Que o território brasileiro é repleto de belezas naturais, já estamos carecas de saber, mas como nem tudo aquilo que reluz é ouro, fica ligado nessa seleção de plantas tóxicas, com as quais todo cuidado é pouco.

Confira aqui: Saiba como cultivar couve flor no vaso: confira dicas práticas para acertar

Continua depois da publicidade

1. Comigo – ninguém – pode (Dieffenbachia picta)

Conheça 5 plantas venenosas para tomar cuidado – Reprodução Canva Pró

Devido a sua tolerância a baixa umidade e luminosidade, essa planta é a queridinha de muitos decoradores. Sua folhagem costuma apresentar-se em tons de verde-claro com belos padrões de listras brancas.

Entretanto, a ingestão acidental de qualquer parte dessa planta pode ocasionar parada cardíaca e até mesmo a morte. Alguns sintomas iniciais de intoxicação são: dores de cabeça, enjoo, vomito e diarreia.

2. Copo-de-leite (Zantedeschia aethiopica)

Considerada tóxica pelo seu conteúdo de oxalato de cálcio (formador de cálculos renais e pedras nos rins), ademais, quando mantida em terra úmida, é bastante resistente a variações de temperatura.

Costuma florescer na primavera e apresenta-se de diversas cores, desde branco (o mais comum) até roxo.  Possui uma espádice amarelo no seu interior, o qual simboliza prosperidade. Todavia, a ingestão e até mesmo o contato com essa bela flor pode ocasionar sensação de irritação e queimação, inchaços e asfixia.

3. Espirradeira (Nerium oleander)

Predominante em quintais e calçadas, essa planta é um verdadeiro terror para os alérgicos, visto que o simples ato de passarem próximos a elas desencadeie crises de rinite e asma.

Englobando os não alérgicos, a ingestão induz a distúrbios cardíacos (quando o coração não consegue suprir as necessidades do corpo), os quais necessitam de cuidados imediatos. No entanto, no geral, essa é uma planta que cresce de forma abundante em tons de rosa e branco.

4. Ricinus communis

Popularmente conhecida como Mamona, essa espécie é produtora de uma das mais fortes toxinas do mundo: a ricina. Ademais, costuma aparecer em regiões de clima temperado e tropical, apresentando-se em cor verde e/ou vermelha, suas sementes podem desenvolver-se também em proporções distintas.

Os casos mais comuns de intoxicação ocorrem pela ingestão acidental das sementes (valendo ressaltar que as folhas também são tóxicas). E dentre os sintomas estão: náusea, queimação na garganta e, posteriormente, vômitos, diarreias e cólicas abdominais.

5. Aconitum

Usada de modo recorrente nas telinhas contra seres sobrenaturais, sua raiz é extremamente perigosa para todos os seres no mundo real, pois causa paralisia do músculo cardíaco a até de todo o sistema respiratório.

Com mais de 250 mil espécies espalhadas pelo mundo, entretanto, sua versão mais conhecida possui tons azuis e sua folhagem lembra a forma de um capacete.

Confira aqui: Como cultivar pimenta biquinho: dicas e técnicas para ter lindas pimenteiras em sua casa

RECEITAS CASEIRAS e BARATAS para HIDRATAR o seu CABELO

A gente ama um cabelo com brilho e movimento, não é mesmo? Mas o processo para obter fios saudáveis pode ser custoso e tomar tempo.

Porém, existem formas de reduzir tempo e dinheiro investido para cuidar do nosso cabelo.

E essas formas podem ser feitas em casa mesmo. Usando produtos naturais ou até mesmo o que você já possui de cremes no armário.

Então, aprenda agora a cuidar bem dos seus fios, no conforto do seu lar, e sem gastar muito!

Carregando comentários aguarde...
...