Anúncio

5 usos do papelão na sua horta que são incríveis e você não conhecia; confira

Modos econômicos de cuidar do jardim

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro, 25 de maio de 2022, por Priscila Lívia — Gostaria de conhecer 5 usos do papelão em sua horta? Aprenda hoje aqui no Blog Horta, Jardim & Cia do Folha GO, truques econômicos e ecológicos em um só lugar. Confira nossas dicas e saiba como você pode contribuir com o meio ambiente sem gastar muito.

Continua depois da publicidade

Conheça 5 usos do papelão em sua horta: segredos que você nunca ouviu     

Sempre que vamos ao mercado, várias embalagens de produtos ficam rolando pela casa. Eventualmente, elas irão para o lixo, podendo desperdiçar recursos naturais. Portanto, vale a pena conferir como dar um uso para esse precioso papelão.

Continua depois da publicidade

Leia também: conheça 6 plantas que produzem oxigênio a noite: ótimas para colocar no quarto

É possível substituir as telas de ervas daninhas pelo papelão?

5 usos do papelão na sua horta — Foto: Canva Pró
5 usos do papelão na sua horta — Foto: Canva Pró

As ervas daninhas são motivo de terror para qualquer planta. Elas sugam os nutrientes das plantas, impedindo que possam crescer bem. Algumas vezes, chegam a matar as mais jovens. Normalmente, telas de plásticos são usadas para delimitar dessas ervas.

Todavia, esse material pode impedir que as raízes extraiam seu alimento. Dessa forma, o papelão se torna uma opção mais viável. Afinal, ele é feito de material orgânico e nutrientes passam por ele facilmente.

Como criar proteções contra o clima usando papelão?

As caixas de papelão podem ser usadas como barreiras contra o vento e a geada. Seu uso é recomendado, sobretudo, no período da noite. Ele servirá de isolante térmico e manterá as plantas vivas. Entretanto, é preciso que as caixas sejam maiores e mais largas que as plantas. Dessa forma, nem todas elas poderão fazer uso dessa técnica.

Esse material podemos usar na compostagem?

Depois que as caixas foram destruídas pela geada e pelo vento. Ou, ainda, logo após rasgá-las e não serem úteis para outra coisa, resta uma opção. Como o papelão é material orgânico rico em nutrientes, assim como o pó de serra, você pode adicioná-la na composteira. Assim, ele se torna parte do adubo, garantindo melhor eficácia.

De que forma o papelão é usado nas mudas?

Quando fazemos mudas, precisamos mantê-las em vasos antes de colocar na terra. Mas, na hora de transferir para o jardim, temos que estragá-los. Contudo, o papelão pode substituir esse plástico, principalmente, os que foram rolos de papel.

Afinal, seu formato é perfeito para esse fim, facilitando todo o processo. Ademais, ele também transfere sua decomposição ao solo. Nutrindo a fertilidade dele, em pequeno grau. Por isso, não substitui a adubagem, mas a mantém por um pouco mais de tempo.

Cuidando de árvores jovens

Depois de colocar as mudas no jardim, elas precisam de muitos cuidados. Não podem ter luz solar o tempo todo, nem ficar expostas ao vento. Por isso, algumas medidas que envolvem o papelão podemos tomar.

Como elas ainda são pequenas, as caixas podaram usar como barreiras. Além disso, no fim de seu crescimento, tiras do material podemos usar como guias. Isto é, eles podem usar como estacas, para que a árvore não cresça torta.

Sugestões de leitura

Como você gostou do nosso artigo, confira esta sugestão de artigo de Vanessa D’Amaro publicada pela Casa Vogue em 27 de junho de 2020.

Leia também: fresquinho e gostoso! Aprenda os truques para plantar berinjela no vaso e dar super certo

Carregando comentários aguarde...
...