Anúncio

Adubo de casca de ovos: saiba como fazer e onde usar esse poderoso componente

Aprenda a fazer e como utilizar o adubo de casca de ovos, um componente super econômico que vai beneficiar suas plantas

Anúncio


Continua depois da publicidade

Adubo de casca de ovos é um insumo caseiro que pode ser feito por qualquer pessoa. Aproveitando os nutrientes desse material que é simplesmente descartado no cotidiano, é possível fazer com que as plantas cresçam mais saudáveis. Por isso, veja nessa matéria de hoje, 05 de janeiro de 2022, do Blog Horta, Jardim & Cia, do Folha Go, como fazer e onde usar.

Continua depois da publicidade

Como preparar adubo de casca de ovos

Rica em nutrientes essenciais para o crescimento das plantas, como cálcio e potássio, a casca do ovo é um ótimo adubo. E fica ainda melhor por ser fácil de ter esse material em casa e por ser simples de fazer o adubo de casca de ovos. Portanto, veja a seguir como fazer o insumo e as melhores formas de utilização.

Continua depois da publicidade

Aprenda a fazer adubo de casca de ovos

Primeiramente, é preciso preparar uma espécie de “farinha” com as cascas de ovos. Junte de 10 a 12 cascas e lave bem cada uma delas para poder começar a fazer o adubo. Após a limpeza para retirar os resíduos, deixe reservado por uma hora.

Após esse tempo, coloque todas as cascas em uma assadeira e leve ao forno em temperatura baixa por aproximadamente 15 minutos. Em seguida, retire do forno e deixe esfriar. Quando já estiver tranquilo de tocar com as mãos, amasse as cascas e leve ao liquidificador para triturar.

Uma vez trituradas, as cascas de ovo ficarão parecendo uma farinha e ela é que será o adubo utilizado para colocar nas plantas. Esse adubo poderá ser usado por seis meses.

Leia mais, logo depois: Adubo caseiro com casca de frutas: saiba o passo a passo para preparar corretamente

Saiba onde usar adubo de casca de ovos

adubo de casca de ovos
Adubo de casca de ovos é um insumo caseiro para ajudar no crescimento das plantas. Foto: Getty Images / Canva Pro

Para usar o adubo feito de casca de ovos da forma certa é preciso saber qual é o tamanho do vaso em que ele será colocado. Vasos de tamanho pequeno precisam apenas de uma colher café do adubo. Vasos médios e grandes usam de duas a três colheres do adubo.

É preciso ter atenção a esse detalhe por causa de algo muito importante: o PH. As cascas de ovos podem deixar a terra com o PH mais alcalino, ou seja, plantas que precisam de solo mais ácido para crescer devem evitar esse tipo de adubo.

Benefícios desse tipo de adubo caseiro

Além de ser um adubo caseiro muito fácil de preparar, como vimos no passo-a-passo descrito acima, o custo-benefício também compensa bastante. Você não precisará comprar nenhum material além dos ovos que já tradicionalmente compraria para refeição.

Outra vantagem é evitar o descarte de um material orgânico, como é comumente feito. No lugar disso, reutilizar a casca do ovo para criar um adubo que ajudará as plantas a crescer é um verdadeiro alívio para a natureza.

Por fim, a casca do ovo é rica em componentes que fazem muito bem para as plantas. Estamos falando do cálcio, do magnésio, do potássio e de tantos outros nutrientes encontrados nesse material.

Em seguida, confira: Como fazer adubo orgânico em casa: confira o passo a passo e veja os benefícios

Guia completo para cultivar lavanda

Carregando comentários aguarde...
...
...