Anúncio

Adubo fácil e sem custo, perfeito para todas as plantas: saiba como fazer

Com esses adubos poderosos fortaleça suas plantas

Anúncio


Continua depois da publicidade

Para fazer com que seu jardim e suas plantas estejam sempre verdes e saudáveis são necessários alguns feitos. Sendo assim, um desses cuidados é garantir que nunca fique faltando nutrientes para essas plantas. Confira hoje, 01 de fevereiro de 2022, aqui no Blog Horta e Jardim & Cia do Folha Go como fazer um adubo fácil, caseiro e funcional para suas plantas.

Continua depois da publicidade

Por qual motivo deve-se adubar uma planta?

Primeiramente, é possível encontrar nas florestas e bosques plantas e árvores crescendo de maneira saudável e forte sem necessitar da intervenção humana. Dessa forma, o que muitas pessoas se enganam é em pensar que retirando as plantas do seu habitat natural é possível garantir com que cresçam da mesma maneira sem que seja entregue todos os fatores que as fazem crescer no seu habitat.

Continua depois da publicidade

Para garantir que uma planta cresça e se desenvolva bem é necessário estar atento às necessidades dessas plantas. A maioria delas precisa de uma enorme quantidade de nutrientes que na maioria das vezes não é possível encontrar apenas no solo em que foram cultivadas. É nessa hora que o uso dos adubos passa a ser recomendado.

Veja também: Adubo caseiro para rosas gigantes: veja como é prático fazer em casa

Quais são os principais nutrientes importantes para o crescimento de uma planta?

Adubo fácil e sem custo e perfeito para todas as plantas: totalmente caseiro e funcional. Foto: Canva Pro.

De uma maneira bem geral e ampla, existem três nutrientes que são bastante importantes para o crescimento e desenvolvimento de uma planta, são eles o fósforo que auxilia no desenvolvimento das plantas assim como ajudará no momento de manter a sua floração.

Além do fósforo existe também o potássio que ajuda a aumentar a circulação de seiva além de fortalecer a planta contra doenças e pragas e o nitrogênio que possui a função de aumentar o crescimento das plantas e folhas, além de aumentar a qualidade dessas folhas.

Adubo com borra de café

Adubo fácil e sem custo e perfeito para todas as plantas: totalmente caseiro e funcional. Foto: Canva Pro.

Para essa receita é necessário apenas que você faça um café normalmente e deixe com que a borra esfrie. Quando perceber que a borra está fria basta adicioná-la em um recipiente junto com um litro de água e misturá-la bem e após misturar basta regar a terra das plantas, tomando cuidado para não molhar as folhas.

A borra de café possui nitrogênio, fósforo e potássio, além de ser rica em material orgânico e diversos outros nutrientes. Então, por ser algo de fácil acesso acaba sendo um adubo muito utilizado.

Adubo com casca de banana

Outro adubo bastante poderoso é feito a partir das cascas de banana que são ricas em fósforo e potássio, é uma opção bastante viável e de fácil acesso, assim como a borra de café.

Dessa forma, para fazer esse adubo você precisará de

  • 6 cascas de banana em pequenos pedaços.
  • 1,8 litros de água

Como preparar:

Após picar a banana em pequenos pedaços coloque a água para ferver numa panela e quando ferver adicione as cascas de banana e deixe com que cozinhe por cerca de 20 minutos. Então, depois desligue o fogo, tampe a panela e deixe que esfrie. Após esfriar basta com a ajuda de um coador separar o líquido e estará pronto seu adubo. Em seguida, para utilizá-lo basta diluir metade do líquido em 500 ml de água e regar as plantas uma vez por semana.

Por fim, gostou de aprender a como fazer um adubo fácil? Desse modo, não perca tempo e aproveite essas dicas!

Veja também: Como diferenciar inhame de taioba? Confira dicas para nunca mais as confundir

Bolo de milho com goiabada e requeijão

Carregando comentários aguarde...
...