Anúncio

Alface fresco em casa? Saiba como preparar a terra para plantar essa hortaliça maravilhosa

A alface é uma das hortaliças mais cultivadas, não só no Brasil, como no mundo. O cultivo da espécie é relativamente simples e prático, mas os agricultores ainda devem ter alguns cuidados

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Ponta Grossa, 09 de junho de 2022, por Michele Azevedo ─  Saber como preparar a terra para plantar alface é importante, principalmente para o desenvolvimento saudável e de qualidade da planta. Hoje, o Blog Horta Jardim & Cia do Folha GO mostra o passo a passo para plantar alface.

Continua depois da publicidade

Como preparar a terra para plantar alface

A alface é uma das hortaliças mais cultivadas, não só no Brasil, como no mundo. O cultivo da espécie é relativamente simples e prático, mas os agricultores ainda devem ter alguns cuidados.

Entre os principais cuidados, destaca-se o procedimento de como preparar a terra para plantar alface. O solo é um dos principais elementos em qualquer plantação, já que ela auxilia no desenvolvimento das raízes.

Continua depois da publicidade

As raízes da alface são extremamente finas e frágeis, ou seja, ela apresenta melhor desenvolvimento em solos fofos e ricos em matérias orgânicas. Nesse caso, opte pelo cultivo na terra compactada.

Como preparar o vaso

Para dar início ao cultivo da alface, o primeiro passo é preparar a terra no vaso. Caso opte por realizar o cultivo nesses recipientes, o solo deve ter um bom processo de drenagem, auxiliando a eliminar o excesso de água do local.

Continua depois da publicidade

Por outro lado, caso queira cultivar a alface em um canteiro, a terra precisa ser preparada dois meses antes do início do plantio. Além disso, recomenda-se um canteiro com 15 cm mais alto que o nível do solo.

Veja também: Como reduzir perdas na colheita? Aprenda dicas infalíveis para ter bons resultados

Preparando a plantação direto no solo

Como preparar a terra para plantar alface
Como preparar a terra para plantar alface – Reprodução Canva

Caso queira cultivar a alface direto no nível do solo, é necessário ter alguns cuidados antes de efetivar o plantio. Afinal, essa hortaliça tem várias preferências, e uma delas diz respeito ao solo solto.

Para preparar o solo da alface, os agricultores devem usar uma enxada para revirar o espaço em que será feito o plantio. Lembre-se que a terra deve ser revirada em uma profundidade de aproximadamente 15 cm.

Assim que finalizar esse procedimento, o próximo passo é espalhar adubo orgânico sobre toda a superfície. Para finalizar, os agricultores devem plantar as mudas da alface, e seguir todos os cuidados para um bom desenvolvimento.

Cuidados com a pé da alface

Para que o desenvolvimento da alface aconteça de maneira saudável, seguir alguns cuidados é necessário. As melhores condições para o cultivo da espécie envolvem a temperatura, a irrigação e a limpeza do local:

Temperatura: A alface mostra melhor desenvolvimento em temperaturas quentes, ou seja, em regiões com 15°C a 25°C. Além disso, é necessário deixá-la exposta ao Sol por algumas horas do dia.

Irrigação: O processo de irrigação deve acontecer em períodos alternados. A terra deve se manter bem úmida, mas nunca encharcada. Nesse caso, regue a planta um dia sim e outro não.

Limpeza: Os agricultores devem fazer a limpeza do local diariamente, retirando as folhas com aspecto amarelado ou qualquer praga.

Sugestão de leitura

Quer saber mais dicas para o seu jardim? Confira as informações divulgadas no Estadão, publicadas por Marcelo Lima em 1º de fevereiro de 2022.

Veja também: Como fazer enxerto de abacate no vaso? Aprenda dicas infalíveis e fáceis

Benefícios das ervas e temperos caseiros: prevenção contra o envelhecimento precoce e até câncer

Carregando comentários aguarde...
...