Anúncio

Veja 5 erros que destroem sua horta

Aprenda e evite fazer isso com sua horta!

Anúncio


Continua depois da publicidade

Para quem tem uma horta no quintal de casa sabe como é uma maravilha poder colher frutas, verduras e hortaliças, fresquinhos e orgânicos, plantados com bastante amor e dedicação. Entretanto, alguns erros comuns podem botar tudo a perder! Conheça hoje, 17 de janeiro de 2022, alguns erros que destroem a horta, aqui no Horta e Jardim & Cia.

Continua depois da publicidade

Os erros mais comuns

Não cometa esses erros com a sua horta.
Não cometa esses erros com a sua horta. Foto: Canva pro

Quem cuida de uma horta sabe que um deslize é suficiente para acabar com todo o trabalho feito. Por esse motivo, aprenda a evitá-los!

Veja também: Qual a diferença entre substrato e adubo? Entenda

Continua depois da publicidade

1 – Erros na irrigação

O primeiro erro mais comum é a irrigação excessiva. Muitas pessoas acreditam que as plantas necessitam de bastante água para sobreviver. Entretanto, na realidade as coisas nem sempre ocorrem assim.

Dessa forma, cada planta irá necessitar de uma quantidade de água diferente. Algumas preferem regas espaçadas e solos mais secos, outras necessitam de irrigação constante para manter o solo úmido.

Além disso, quando for regar, o mais recomendado é usar um borrifador ao invés de uma mangueira ou balde, pois a grande maioria das plantas não se dão bem com encharcamentos, devendo regar e esperar a terra absorver toda a água.

2 – Solo muito compacto

Não cometa esses erros com a sua horta.
Não cometa esses erros com a sua horta. Foto: Canva pro

Ainda se tratando do solo, ele não deve ser compacto e pesado, pois assim as raízes não conseguem crescer e respirar. Por esse motivo, ele deve ser bem soltinho e aerado, para que o ar possa passar pela terra, fazendo com que as raízes respirem bem.

3 – O excesso ou a falta de luz

Toda planta necessita de luminosidade para realizar a fotossíntese e produzir energia. Algumas delas se dão bem com o sol direto durante todo o dia, algumas com o sol no período da manhã ou final da tarde, e outras apenas com a luz indireta, com boa parte do dia na sombra.

Além disso, o excesso de luz nas plantas mais sensíveis pode levar a queimaduras e até a morte. Assim, deve-se sempre acompanhar como a planta reage quando expostas a luz.

4 – Falta de adubo

Toda planta que é cultivada em vasos necessita de adubo, visto que longe do chão ela não consegue extrair os nutrientes necessários que naturalmente estão presentes através do resto de folhas, frutas, animais e fezes.

Por isso, o adubo visa repor esses nutrientes em deficiência, podendo usar um adubo natural ou um adubo mineral.

5 – Plantio incorreto

Quando se trata do plantio de sementes, é importante ficar claro que as sementes necessitam de espaço suficiente para poder enraizar. Por isso, não é recomendado colocar muitas sementes em um único buraco, pois elas irão competir entre si para extrair os nutrientes da terra.

Além disso, a grande maioria das sementes detestam ser enterradas profundamente na terra, devendo ficar bem próxima à superfície para poder germinar.

Então, agora que você sabe alguns erros que destroem a horta, aproveite para encaminhar esse artigo para aquele seu amigo que também gostaria de saber.

Veja também: Misturinha caseira que elimina as cochonilhas do seu jardim: saiba fazer e nunca mais sofra com essa praga

Dúvidas no preparo do adubo orgânico?! Herborista tem dicas sobre o tema e sobre cuidado com plantas

Carregando comentários aguarde...
...
...