Anúncio

Amplie sua horta caseira; cultive couve manteiga orgânica e deliciosa!

Veja as melhores condições para plantar a couve e aproveite todos os seus benefícios

Anúncio


A couve manteiga é uma verdura muito utilizada em diversos pratos. Cheia de vitaminas e propriedades que fazem bem para o nosso corpo, essa planta tem se tornado cada vez mais o desejo de muitas pessoas na horta. Originária do Mediterrâneo, a couve se adapta muito bem em climas frios. Por isso, confira hoje 29/12 no Horta e Jardim & Cia como cultivar couve manteiga e aumente sua horta caseira com essa verdura deliciosa.

Continua depois da publicidade

Confira os benefícios da couve manteiga

A couve manteiga é muito famosa por ser uma fonte de vitaminas que ajudam a prevenir diversas doenças, como pressão alta, anemia e até mesmo o câncer. Além disso, pelo fato de poder ser adicionada em diversos pratos diferentes ela acabar sendo bastante útil para se manter na cozinha.

Continua depois da publicidade

Rica em vitaminas A e C, fibras, cálcio, potássio e ferro, a couve pode ajudar a manter uma alimentação mais saudável e saborosa. A couve manteiga, diferente de outras da espécie, possui as folhas lisas o que ajuda na hora de lavar. Além disso, é uma das mais comuns de serem encontradas nos supermercados e feiras por todo o Brasil.

Continua depois da publicidade

Leia mais: 3 Adubos Caseiros Que Salvam Qualquer Planta; Muito Fáceis De Fazer

Veja o solo ideal para plantar Couve manteiga

Antes de plantar você deve conferir se o solo que planeja iniciar o cultivo é adequado para a couve. Dessa forma, saiba que o recomendado para essa planta são os solos que possuam um pH entre 6 – 7,5 ou neutro.

Além disso, é preciso que ele seja rico em matéria orgânico, seja bem drenado e fértil. Para ajudar no desenvolvimento da couve você ainda pode adicionar adubo orgânico ou fertilizantes orgânicos depois de 3 meses desde a plantação.

Plantação

Amplie sua horta caseira; cultive couve manteiga.
Amplie sua horta caseira; cultive couve manteiga. Foto: Canva Pro.

Ao plantar as mudas ou sementes, você deve colocá-las numa profundidade de 15 cm e uma distância de 50 cm entre cada uma. Dessa forma elas não irão atrapalhar o crescimento de uma a outra.

Melhor luminosidade

Para que a couve consiga se desenvolver adequadamente é preciso que haja uma incidência de luz diariamente nas suas folhas. Contudo, é preciso estar atento aos períodos do dia e a duração dessa exposição. O ideal é que ela tenha contato cerca de 5 horas diariamente nos períodos em que os raios solares são mais fracos, no início da manhã ou fim da tarde.

Condições de irrigação

Amplie sua horta caseira; cultive couve manteiga.
Amplie sua horta caseira; cultive couve manteiga. Foto: Canva Pro.

O solo da couve precisa estar sempre úmido, não excessivamente enxarcado e nem seco arenoso. Por isso, o recomendado é que ela seja regada pelos menos 1 vez por dia em período mais secos e quentes, como no verão, e 3 vezes por semana durante o inverno ou em dias úmidos.

Chegou a hora da colheita!

O tempo ideal para fazer a primeira colheita da couve é depois de 50 dias do plantio de mudas, e 90 dias depois de plantar as sementes desse vegetal.

Por fim, gostou de aprender a como cultivar couve manteiga? Desse modo, não perca tempo e aproveite!

Veja também: Veja como cultivar tomilho: confira todas as dicas para ter essa planta em casa

LAVANDA; veja o passo a passo para cultivar essa lindeza

Carregando comentários aguarde...
...
...