Anúncio

Aprenda a eliminar caracóis e salve a sua horta e suas plantas dessa praga

Veja alguns métodos que são simples e muito eficientes, para eliminar essas pragas de uma vez do seu jardim!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

João Pessoa, 22 de maio de 2022 por Cristina Duarte – Sua horta e suas plantas estão infestadas por caracóis? Para resolver isso, hoje o Horta, Jardim & Cia do Folha GO, irá apresentar alguns métodos para eliminar caracóis que são fáceis de fazer, extremamente eficientes e também baratos. Dessa maneira, você poderá eliminar essas pragas que podem devastar o seu jardim em poucos dias, sem a necessidade de utilizar agrotóxicos que são caros e que podem fazer mal a nossa saúde.

Continua depois da publicidade

Como eliminar caracóis das plantas e horta

Antes de sabemos como eliminar os caracóis, é importante sabemos o que são, não é mesmo? Uma vez que muitas pessoas tem duvidas sobres esses animais.

A princípio, os caracóis são pequenos moluscos que trazem em seu corpo uma carapaça, ou seja, uma concha que lhe serve de abrigo. Diferentemente das lesmas que não possuem essa “casa”, esses moluscos também causam muitos estragos em plantas e hortaliças em geral.

Continua depois da publicidade

Na verdade, é bastante frustrante depois de todo o empenho e dedicação que empregamos, ao percebermos que nossa horta ou jardim está sendo tomado por pequenos invasores que destroem tudo o que veem. Ainda mais, quando se trata de hortaliças ou plantas frutíferas.

No entanto, saiba que existem algumas soluções que são práticas e eficientes, capazes nos ajudarem a resolver esse problema, sem a necessidade de gastar muito. Veja abaixo, algumas dessas solução que você mesmo pode fazer em sua casa e aplicar em suas plantas, para eliminar de vez essas pragas.

Eliminar caracóis
Aprenda a eliminar caracóis e salve a sua horta e suas plantas dessa praga. Foto: Canva Pro

Leia também: Saiba como criar raízes em rosas usando chá mate: truque que funciona super bem

Sobre a presença pragas em plantas

A maioria das pragas que atacam nossos jardins, podem ser eliminadas e até mesmo evitadas com alguns cuidados diários. No caso dos caracóis, é importante saber o motivo do ataque deles. Apesar da maioria dos métodos utilizados para eliminá-los serem práticos, nenhuma deles é 100% eficaz.

Isso porque, esses moluscos estão sempre em busca de alimentos, e a nossa horta é um banquete para eles. Mesmo assim, você poderá recorrer às algumas delas abaixo.

Proteja a terra da sua horta

A primeira dica é sempre utilizar uma camada de terra diatomácea natural para proteger sua horta. Nesse caso, o cal atua como um repelente para insetos e outras pragas que atacam as plantações.

Além disso, o cal é considerado um produto bastante seguro para o homem e para os animais, visto que não produz resíduos tóxicos e nem reage com outras substâncias por ser natural.

Cal ou cinzas

Uma excelente forma de eliminar os caracóis é utilizando cal ou cinzas. Para isso, você deve colocar em faixas de aproximadamente 20 cm de largura em volta das hortaliças. Dessa forma, o acesso às plantas se torna difícil e até mesmos esses moluscos atrevidos não conseguem destruí-las.

Catar os caracóis diretamente do solo

uma outra opção é realizar a coletar de forma manual todos os caracóis que você encontrar. Para isso, você deve contar com o auxílio de luvas, visto que algumas espécies podem transmitir doenças.

Além disso, você deve fazer o descarte de forma adequada, para que eles não infestem outros locais. Uma dica, é não jogar sal ou ácidos nos bichinhos, visto que eles estão ali porque tem “comida”, e esse é o seu instinto de sobrevivência.

Eliminar caracóis
Aprenda a eliminar caracóis e salve a sua horta e suas plantas dessa praga. Foto: Canva Pro

Dicas de Leitura

Para você que adora plantas e quer ficar por dentro de tudo, veja essa matéria incrível sobre 10 temperos que você precisa ter na sua horta, publicada na Casa Vogue 27/06/2020 por Vanessa D’Amaro.

Por fim, leia também: Como proteger o seu jardim das geadas? Veja métodos que são eficientes

Descubra as 5 principais PRAGAS nas PLANTAS e como COMBATER

Carregando comentários aguarde...
...