Anúncio

Aprenda a fazer um adubo natural utilizando a casca de banana: veja o passo a passo

Aprenda esse truque e tenha um adubo orgânico para suas plantas

Anúncio


Continua depois da publicidade

As plantas do nosso lar precisam de cuidados constantes. Principalmente o cuidado da adubação, que promove nutrientes e vitaminas essenciais para a planta. Por isso, hoje, 30 de dezembro de 2021, o Blog Horta, Jardim e Cia do Folha Go te ensina a como produzir um adubo natural utilizando a casca de banana.

Continua depois da publicidade

A importância da adubação

A adubação é de extrema importância para que sua planta cresça com saúde e força, visto que, a adubação repõe nutrientes como potássio, fósforo, cálcio entre outros.

Por isso, a adubação é indispensável e precisa ser feita com cuidado, ou seja, é preciso saber o que você está colocando no solo, para não sobrecarregar a planta e prejudicar a planta, em vez de ajudar.

Continua depois da publicidade

Leia também: 3 razões para você deve usar vinagre no seu jardim: confira

A atuação da casca de banana no solo

Aprenda a fazer um adubo natural utilizando a casca de banana! Veja o passo a passo!
Aprenda a fazer um adubo natural utilizando a casca de banana! Veja o passo a passo! Foto: Canva Pro.

A casca de banana é uma matéria orgânica que é extremamente rica, visto que, mais de 90% da casca é composta por lipídios, proteínas, fibras e carboidratos, elementos essenciais para as plantas. Além disso, na casca de banana você encontra potássio, manganês e outros minerais como sódio, cálcio e ferro.

O potássio é o mineral com maior quantidade na casca de banana, ele atua transportando a água e os nutrientes entre as células da planta. Assim como, ajuda a fortalecer o caule e protege as plantas contra doenças.

Como criar esse adubo

Aprenda a fazer um adubo natural utilizando a casca de banana! Veja o passo a passo!
Aprenda a fazer um adubo natural utilizando a casca de banana! Veja o passo a passo! Foto: Canva Pro.

Existem três diferentes formas de utilizar a casca de banana como adubo, todas elas focam em devolver ao solo os minerais como potássio e cálcio. A primeira forma consiste em enterrar a casca de banana, no seu vaso ou jardineira. Assim, a liberação dos minerais e vitaminas ocorre de forma mais lenta.

Outras formas, que além de proporcionar a adubação também ajudará a afastar pulgões, é a de picar a casca de banana e colocá-la diretamente sobre o solo, assim, a casca irá se desfazer mais rápido e será absorvida de forma acelerada pela planta.

Por fim, existe o método de fazer um caldo fertilizante com a casca da banana. Para isso, você precisará de cascas de seis bananas picadas em pequenos pedaços. Reserve em uma panela 1 litro de água e adicione as cascas picadas, leve em fogo baixo e deixe ferver por 5 minutos.

Com esse caldo fervido pronto, espere atingir temperatura ambiente e regue o solo das plantas com ajuda de um copo, evitando as folhas, esse procedimento pode ser realizado a cada 15 dias a depender da necessidade de suas plantas!

Por fim, gostou de aprender a como produzir um adubo utilizando a casca de banana? Aproveite e teste ainda hoje na sua casa!

Veja também: Saiba como fazer um adubo incrível para suas plantas usando leite

Confira dicas para LIMPAR O INOX corretamente e tenha peças novas por mais tempo

Carregando comentários aguarde...
...