Anúncio

Aprenda a forma certa de como cultivar rúcula em pequenos vasos: confira dicas para ter sucesso

Utilize em seus pratos as sementes de rúcula para substituir as de mostarda

Anúncio


Continua depois da publicidade

A rúcula é uma planta que possui um porte baixo, e tem como origem a região mediterrânica e da Ásia Ocidental. Suas folhas recortadas e alongadas possuem um tom verde-escuro. Muito apreciada em saladas, quiches, tortas, lasanhas e pizzas, seu cultivo tem crescido no Brasil. Hoje, 25 de fevereiro de 2022, o Blog Horta, Jardim & Cia do Folha Go, te ensina como cultivar rúcula em pequenos vasos.

Continua depois da publicidade

Saiba como cultivar rúcula em pequenos vasos

Sendo uma ótima opção de cultivo pela praticidade de manejo, a rúcula conhecida também como mostarda-persa e agrião-italiano é rica em nutrientes como vitaminas A e C, sais minerais, cálcio, fósforo e ferro. Possuindo um cheiro forte e sabor picante, a mesma é perfeita para incrementar diversas receitas.

Continua depois da publicidade

Leia a seguir: Torta de mamona: para que serve e quando deve ser usado? Saiba agora mesmo

Substrato e adubação da rúcula em pequenos vasos

Como cultivar rúcula em pequenos vasos - Reprodução Canva Pró
Como cultivar rúcula em pequenos vasos – Reprodução Canva Pró

Os tipos existentes de rúcula são diferenciados pelo modo de cultivo, desta forma, elas podem apresentar formatos, tamanhos e sabores diferentes indo do pouco intenso ou amargo, até o intenso. Sendo elas rúcula cultivada, hidropônica, donatella, antonella, rokita, silvestre e gigante folha larga.

Desta forma cada uma delas necessita de um tipo de cuidado especial, entretanto o que não difere é o tipo de substrato e adubação que é utilizado em todo tipo de rúcula. Pois as mesmas necessitam de um solo enriquecido com adubo orgânico para um crescimento saudável.

Utilize 100ml de esterco bovino a cada 10 cm de terra ou 50ml de esterco de frango por cada 10cm de terra. Ademais, procure adubar o solo cerca de 10 a 20 dias antes de fazer o plantio da rúcula isso dará mais eficácia ao plantio.

Local em que a rúcula deve permanecer e rega ideal

Podemos cultivar diretamente no solo, mas tanto desta forma quanto cultivando em vaso. O melhor é que primeiramente coloque em bandejas para sementes, as tão conhecidas sementeiras. Deixando as mesmas neste espaço até que estejam em tamanho de muda.

Daí então leve-as para o vaso onde será cultivada até a sua colheita. O solo ideal para o plantio de rúcula não deve ser encharcado, por isso escolha um vaso com furos embaixo, onde a água do pratinho deve ser trocada com frequência.

O vaso deve ter pelo menos 15 cm de profundidade e de diâmetro, regue a terra ligeiramente uma vez pela manhã e a outra no finalzinho da tarde. Deixe a terra sempre úmida, mas nunca encharcada.

Melhor período para plantio e quando colher

Apesar do seu cultivo poder ser feito o ano todo, a melhor época para seu plantio é entre o outono e inverno. Pois quando em temperaturas elevadas antecipa a fase de reprodução da mesma. Desta forma a rúcula emite seu pendão floral antes da hora, deixando suas folhas duras e com sabor muito mais picante.

Depois de plantar a semente de rúcula a mesma fica pronta para a colheita dentro de 30 a 50 dias. Entretanto, nesta hora podemos retirar somente as folhas mais velhas ou cortar a planta 2cm acima da terra. Desta forma a mesma crescerá novamente.

Cuidados especiais com a rúcula em pequenos vasos

Saiba como cultivar rúcula em pequenos vasos - Reprodução Canva Pró
Saiba como cultivar rúcula em pequenos vasos – Reprodução Canva Pró

A iluminação é um fator importante para a rúcula, as mudas devem receber 6 horas diárias de sol, mas nunca durante o sol do meio dia. O sol deste horário pode queimar a folhas causando o seu amarelamento. Durante a época do frio a rúcula pode tomar sol durante o dia todo. A melhor temperatura para a rúcula é de 16 °C à 22 °C.

Raramente surgem pragas e doenças na rúcula, desde que ela sempre tenha a iluminação, nutrição e irrigação da forma correta. Caso apareçam pulgões utilize uma solução feita de álcool com fumo de rolo.

Leia a seguir: Por que você deve usar vinagre no seu jardim? Descubra 3 motivos

Veja as melhores TENDÊNCIAS, ESTILOS e DICAS de DECORAÇÃO sem medo de errar

Carregando comentários aguarde...
...