Anúncio

Aprenda a podar as hortênsias: melhore a floração e deixe-a mais saudável

Confira algumas técnicas de poda que melhoram a floração das hortênsias e ajudam no seu desenvolvimento!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de janeiro, 04 de junho de 2022, por Karla Camacho – Que tal aprender a como podar as hortênsias, para melhorar a sua floração? Para te ajudar, hoje o Horta Jardim & Cia do Folha GO, irá ensinar o passo a passo de como realizar esse procedimento, para que as suas hortênsia continuem produzindo belas flores em seu jardim. Dessa maneira, além de estimular a floração, você também irá ajudar a tornar suas plantas mais protegidas das pragas, eliminando os galhos contaminados.

Continua depois da publicidade

Aprenda a podar as hortênsias: melhore a floração e deixe-a mais saudável

A hortênsia é uma planta que pode atingir até 1,5 metro de altura e, como você deve ter percebido em seu jardim. Essa é uma espécie que tem uso como decoração tanto em ambientes internos quanto em ambientes externos. Com folhas grandes e verdes, essas plantas perdem parte delas durante o outono.

Continua depois da publicidade

Além disso, depois que retomam sua produção durante a primavera, suas flores passam a crescer com tom mais verde e depois ficam cor de rosa, azuis, violetas, entre outras cores.

Aliás, saiba que as inflorescências dessas plantas são juntas em corimbos e, por causa dessa estrutura, elas são ideais para quem busca decoração para jardins, varandas e terraços. Com isso, torna-se uma excelente opção para usar na ornamentação do interior de casas.

Por serem delicadas, as hortênsias precisam de uma série de cuidados específicos, e um deles é a poda. Sendo assim, veja abaixo o passo a passo de como podar as hortênsias de forma correta.

Como podar as hortênsias
Aprenda a podar as hortênsias: melhore a floração e deixe-a mais saudável. Foto: Canva Pro

Leia também: O aipo é resistente ao calor, delicioso e pode ser cultivado durante todo o ano; saiba como

Uso das ferramentas adequadas e higienizadas

Antes de qualquer coisa, as ferramentas para podar hortênsias devem se adequar e higienizar, para essa finalidade. Afinal, nada de usar tesouras de jardinagem que já cortaram outras plantas e não foram adequadamente limpas. Pois, isso pode levar à infecção da planta.

Madeira velha ou nova?

Além do uso das ferramentas adequadas e higienizadas, você também precisa saber quando podar as hortênsias. Afinal, essas plantas podem ser madeira velha ou madeira nova. Como assim?

Madeira velha é quando as flores são criadas a partir de rebentos do ano passado. Esse tipo de flor costuma aparecer no começo do verão.

Madeira nova são as plantas que produzem rebentos todos os anos na primavera, sem depender de ramos do ano anterior.

Nesse caso, você precisa saber qual a variedade para entender como podar as hortênsias. Isso porque, essas flores podem apresentar métodos divergentes de acordo com essa informação.

Como podar as hortênsias
Aprenda a podar as hortênsias: melhore a floração e deixe-a mais saudável. Foto: Canva Pro

Veja mais cuidados com seu jardim e decoração

As hortênsias são muito usadas para decoração de jardins em áreas externas e internas, portanto, veja algumas dicas de cuidados com essas plantas, nesta matéria do Estadão, publicada em 1 de fevereiro de 2022, por Marcelo Lima.

Por fim, leia também: Aprenda a preparar um incrível adubo orgânico reutilizando pó de café

DICAS INCRÍVEIS para você fazer a sua HORTA EM CASA fresquinha, orgânica e saborosa

Carregando comentários aguarde...
...