Anúncio

Aprenda a preparar um incrível adubo orgânico reutilizando pó de café

Saiba como os restos do pó de café (borra), pode ser utilizado com um poderoso adubo para as suas plantas!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Duque de Caxias, 30 de maio de 2022, por Catarina Carla — Você sabia que os restos do pó de café, formam um poderoso adubo para as plantas? Por isso, hoje o Horta Jardim & Cia do Folha GO, irá ensinar a como preparar um incrível adubo orgânico com pó de café, que ajuda no crescimento e desenvolvimento das plantas. Além disso, saiba que os nutrientes presentes na borra de café, ajudam a tornar os seus cultivos mais resistentes em casos de sofrer ataques por pragas.

Continua depois da publicidade

Saiba como preparar um incrível adubo orgânico com pó de café

Além da borra de café ser um elemento importante para as suas plantas, saiba que existem duas formas diferentes de utilizá-lo como um adubo orgânico. Nesse caso, qualquer uma dessas duas formas, fazem toda a diferença ao serem aplicados, por fornecerem toda a nutrição que a sua planta precisa para poder crescer e se desenvolver.

Continua depois da publicidade

Além disso, caso a planta esteja chegando no período florescimento, ela terá ainda mais energia para abrir em flores ou produzir frutos. Veja abaixo, quais são as formas de produzir adubos a partir do pó de café e saiba como fazer as aplicações da maneira correta.

Adubo orgânico pó de café
Aprenda a preparar um incrível adubo orgânico reutilizando pó de café. Foto: Canva Pro

Leia também: Como salvar uma planta muito seca? Veja métodos para evitar o replantio

Saiba como fazer adubo líquido com o pó de café

Primeiro, temos o modo de fazer o adubo líquido, nesse caso preciso usar o pó após passar. Que chamada borra de café, ela vai se tornar um belo fertilizante natural, para isso preciso esperar esfriar depois de ter sido bem passada.

Depois que ela estiver esfriado, é possível começar a mistura, coloque a borra de café dentro de uma garrafa PET e adicione água. Feche a mistura, e balance bem, depois deixe a mistura fermentar aberta por volta de 7 dias e depois ela já pode  aplicar.

Como fazer a aplicação do adubo líquido

Assim, agora, para conseguir fazer a aplicação não é muito difícil, pegue a garrafa que ficou fermentando e passe um pouco do seu líquido para um borrifador usando um funil simples. Não precisará de um borrifador muito grande, para poder usar.

Portanto, pegue o seu borrifador, e comece a aplicar ele em volta da sua planta na terra. Dessa forma ao fazer isso, vai conseguir fazer com que o adubo líquido com pó de café, possa entrar com toda a segurança na terra e poder dar toda a nutrição que ela precisa.

Aprenda a fazer um adubo sólido com pó de café

Em seguida, preciso fazer a mistura sólida, para isso passe o café e retire a borra de café que vai sobrar. Depois espere que ela esfrie para que se tenha uma textura que é mais pastosa, ao estar assim já pode começar a fazer aplicação dela em sua planta.

Como fazer a aplicação do adubo sólido

Por fim, possível começar a fazer aplicação da mistura sólida, para isso coloque com cuidado sobre o solo. Então com os dedos comece a mexer, para conseguir dar toda a nutrição, que ela precisa para poder crescer de forma adequada.

Adubo orgânico pó de café
Aprenda a preparar um incrível adubo orgânico reutilizando pó de café. Foto: Canva Pro

Sugestão de leitura

Se desejar dicas de como colocar mais cor no seu jardim, então confira nesta matéria o Estadão, publicada em 01/02/2022 por Marcelo Lima.

Por fim, leia também: Galhos de roseira na batata: conheça essa método incrível de plantio

BORRA DO CAFÉ: confira dicas para reaproveitar as sobras!

Carregando comentários aguarde...
...