Aprenda agora mesmo qual a forma correta de cultivar orquídeas em vasos para ter flores belíssimas
As orquídeas são plantas ornamentais muito populares, isso porque são fáceis de serem cultivadas e sua beleza é encantadora
Ponta Grossa, 26 de julho de 2022, por Michele Azevedo ─ Saber como cultivar orquídeas em vasos é fundamental, principalmente quando se quer ter essa planta decorando o lar.
Hoje o Blog Horta Jardim & Cia do Folha GO apresenta dicas de como cuidar dessa planta para que ela cresça saudável e bonita. Confira!
Aprenda a como cultivar orquídeas em vasos
A orquídea é uma planta que tem origem do Japão e da China. Entretanto, a orquídea pode ser cultivada em qualquer local, pois ao longo dos anos foi se adaptando a diferentes climas.
Mas, para que isso seja possível, é necessário saber como cultivar orquídeas em vasos. A orquídea é uma planta ornamental, logo você pode usá-la para decorar o interior da sua casa.
Saiba que a orquídea é uma planta do tipo herbácea, logo precisa de certos cuidados por ser delicada. Sendo assim, continue lendo e saiba com mais detalhes sobre essa linda planta!
Preparo do solo
Antes de mais nada, você precisa saber como preparar o solo, caso contrário a orquídea não irá se desenvolver de forma saudável. Você precisa preparar um solo que seja bem drenado, para isso misture junto com a terra casca de árvore, argila para ajudar na drenagem e fibra de coco.
Plantio em vasos

Tendo preparado o solo, lembrando que a orquídea gosta de solos mais bem drenados, chegou a hora de você saber como cultivar orquídeas em vasos. A orquídea pode ser plantada por meio de sementes ou de mudas.
Caso opte por uma semente, faça uma cova de aproximadamente 1,5 cm e coloque cerca de 3 g de sementes. Depois cubra com uma camada leve de terra e caso o solo esteja seco, regue.
Rega
Você deve regar sua orquídea sempre que ela estiver com o solo seco. Embora seja uma planta que gosta de temperaturas medianas, deve ser regada pelo menos uma vez no dia durante o verão, já no inverno apenas nos dias em que o solo estiver seco.
Iluminação
Em relação à iluminação, evite deixar a raiz da orquídea exposta ao sol, pois é uma planta muito delicada. Portanto, a orquídea é uma planta que precisa de meia sombra.
Mas, de modo geral, você pode colocar para pegar o sol da manhã, cerca de duas horas por dia já é o suficiente.
Clima
Agora que você já sabe como cultivar orquídeas em vasos, chegou a hora de saber de qual clima que essa planta gosta. Independente do tipo de orquídea, afinal existem várias, elas sobrevivem a uma temperatura que varia entre 15° a 30°C.
Temperaturas inferiores ou acima de 30°C podem acabar queimando as folhas e prejudicando o seu desenvolvimento. Entretanto, você pode ficar tranquilo que você pode cultivar em todo território brasileiro.
Confira 5 dicas para CUIDAR e FAZER FLORESCER a sua FLOR DE MAIO


