Anúncio

Aprenda mais sobre o preparo do solo para plantio de amendoim e acerte nesse cultivo

O Brasil se destaca no cultivo do amendoim e é considerado um importante produtor e exportador. Além de ser um destino para a indústria do petróleo, sua venda em grãos (naturalmente) também pode ser lucrativa

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Ponta Grossa, 23 de maio de 2022, por Vitoria Azevedo ─ Conheça a seguir o preparo do solo para plantio de amendoim. O Blog Horta Jardim & Cia do Folha GO ensina dicas de como fazer essa preparação, assim como outras dicas importantes quando se fala em cultivar este alimento, como por exemplo, como fazer o plantio e tudo o que você precisa saber sobre a colheita.

Continua depois da publicidade

Descubra como é o preparo do solo para plantio de amendoim

O Brasil se destaca no cultivo do amendoim e é considerado um importante produtor e exportador. Além de ser um destino para a indústria do petróleo, sua venda em grãos (naturalmente) também pode ser lucrativa.

Mas o amendoim é uma cultura que requer muitos cuidados. Muitas pragas atacam as plantações, e o clima também é importante. O excesso ou falta de chuva durante o plantio pode afetar a produtividade.

Continua depois da publicidade

Para preparar o solo para o cultivo de amendoim

Um dos principais requisitos para qualquer plantação é protegê-la em um espaço limpo. Portanto, o preparo do solo para plantio de amendoim é recomendado.

Sendo assim, em primeiro lugar, remova os maiores resíduos que são perceptíveis na superfície. Resíduos menores no solo também podem dificultar o crescimento do amendoim, principalmente na fase de germinação.

Para evitar esse problema, é aconselhável cultivar a terra, inclusive triturar os entulhos e usá-los como adubo natural.

Embora o fertilizante natural produzido seja útil para o desenvolvimento do amendoim, ainda não é suficiente para tornar a terra fértil, por isso é adequado o uso de fertilizantes como os fertilizantes químicos.

Veja também: Quanto tempo a jabuticabeira dá frutos? Saiba tudo agora mesmo

Plantio

Descubra como é o preparo do solo para plantio de amendoim
Descubra como é o preparo do solo para plantio de amendoim – Imagem: Canva Pro

Após fazer o preparo do solo para plantio de amendoim e selecionar a semente orgânica ideal, aquela que não contém agrotóxicos ou outros produtos químicos em sua composição, os produtores orgânicos podem plantar mudas ou colocar as sementes em covas de 5 cm de profundidade.

O espaçamento entre cada planta deve ser de cerca de 25cm, e as fileiras das salas de cultivo devem ser separadas por 70cm, para que as plantas tenham espaço para desenvolvimento.

Colheita

Os tempos de colheita variam dependendo do grupo de amendoim orgânico plantado, mas normalmente as folhas começam a ficar amarelas após 100 dias de germinação.

Quando 70 por cento das folhas ficam amarelas, os produtores orgânicos devem provar as vagens e verificar a maturidade das sementes. Esta é a única maneira de começar a colher e tirar o máximo proveito dela.

Depois que as vagens têm remoção do solo, deve-se deixá-las secar em local seco por uma a várias semanas, então os amendoins orgânicos são ensacados e colocados em um saco limpo com um palete de madeira para evitar o contato com o solo.

A umidade, ao encontrar o amendoim colhido, cria o fungo nocivo aflatoxina, armazena o amendoim em galpões fechados e sem umidade e o risco é praticamente erradicado.

Sugestão de leitura

Quer saber mais dicas para o seu jardim? Confira as informações divulgadas no Estadão, publicadas por Marcelo Lima em 1º de fevereiro de 2022.

Veja também: Como fazer enxerto de abacate no vaso? Aprenda dicas infalíveis e fáceis

GUIA COMPLETO sobre como cuidar de uma ROSA DO DESERTO

Carregando comentários aguarde...
...