Anúncio

Aprenda os segredos para cultivar chuchu em casa e ter muitos frutos

Conheça segredos para plantar chuchu em casa e fazer com que ele dê muitos frutos.

Foto do revisor (Elizandra Costa)
Revisado por: (Elizandra Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Afonso Cláudio, 23 de maio de 2022, por Sônia Lopes — O chuchu pode ser o alimento certo para tornar a sua receita especial. Porém, às vezes não são fáceis comprá-lo em feiras. Por isso, hoje, aqui no Blog Horta, Jardim & Cia do Folha GO, aprenda os segredos para cultivar chuchu em casa e ter muitos frutos, durante todo o ano de forma simples e prática.

Continua depois da publicidade

Aprenda os segredos para cultivar chuchu em casa e ter muitos frutos

Por ter um sabor suave, o chuchu não é muito procurando pelos consumidores. Entretanto, por ser rico em nutrientes, os benefícios do chuchu são indiscutíveis. E para garantir um bom cultivo, é importante seguir alguns segredos.

Continua depois da publicidade

Leia também: prepare um adubo caseiro com borra de café extremamente potente e barato

Escolha bem o chuchu

Aprenda os segredos para cultivar chuchu em casa e ter muitos frutos
Aprenda os segredos para cultivar chuchu em casa e ter muitos frutos — Foto: Canva Pro

A escolha do chuchu certo para fazer a germinação, pode fazer toda diferença para o seu desenvolvimento. Portanto, dê prioridade aos que tem a coloração mais amarelada, porque estes estão maduros, e são ideais para a plantação.

O processo de germinação

Antes de ser plantado, o chuchu precisa passar por um processo de germinação. Para isso, deixe-o em locais com boa ventilação, e que ele possa pegar sol durante um período do dia. Você pode deixá-lo em janelas durante este período.

O tempo para germinação dura em média quatorze dias. Contudo, antes desse período você pode acompanhar o desenvolvimento, se o chuchu começar a sair brotos ou raízes é porque o tempo para ser enterrado chegou.

A escolha da terra

Apesar de ser tolerante a acidez, o chuchuzeiro se desenvolve melhor em terras que estejam bem adubadas e soltas. Logo para plantar da forma certa, o chuchu, tente evitar terras mais argilosas.

Adubos ricos em fósforo e potássio são aliados para que o seu chuchuzeiro desenvolva raízes fortes e saudáveis. Você pode procurar o adubo em lojas para plantas ou fazer você mesmo com cascas de bananas, folhas verdes e cascas de batata-doce.

O jeito certo de enterrar

Para saber como cultivar o chuchu do jeito certo, os mínimos detalhes são importantes. Logo quando for enterrá-lo, você deve pegar o chuchu, e em seguida, cobrir de terra da parte que saiu a sua raiz até a metade dele.

Não o enterre completamente, ao contrário de algumas espécies de planta, o chuchu não pode ficar completamente submerso, porque quando isso acontece ao invés de haver um desenvolvimento, o chuchu começa a apodrecer.

Caso more em apartamento, é possível plantar chuchus em vasos médios. Entretanto, nesses casos será necessário cobrir o fundo do vaso com pedaços de pedras, cerâmicas ou areia de construção para que a água possa ser drenada.

O ambiente perfeito

O chuchuzeiro não se desenvolve bem em ambientes extremos. Por isso, é importante garantir temperaturas amenas, evitando deixá-lo exposto em dias de chuvas fortes ou calor excessivo.

Gostou de aprender essas dicas?

Então leia também essa matéria do Estadão, escrita por Marcelo Lima e publicada em 1 de fevereiro de 2022 e saiba mais!

Leia também: como acabar com as formigas em tempo recorde e gastando pouco dinheiro

Os melhores ADUBOS CASEIROS para manter suas PLANTAS LINDAS e SAUDÁVEIS

Carregando comentários aguarde...
...