Anúncio

Descubra os segredos para ter azaleias maravilhosas em sua casa: veja dicas de manejo

Veja algumas dicas de manejo, que fazem toda a diferença no cultivo das Azaleias!

Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro, 02 de maio 2022, por Rodrigo Guimarães – Está pensando em cultivar Azaleias em sua casa? Para te ajudar hoje o Horta, Jardim & Cia do Folha GO, irá apresentar os segredos para ter azaleias maravilhosas em casa, utilizando algumas técnicas de manejo que devem ser aplicadas no solo e na planta, que auxiliam no crescimento, desenvolvimento e floração das azaleias.

Continua depois da publicidade

Saiba como ter azaleias maravilhosas em sua casa

Consideradas plantas ideais para decorar a casa e o jardim com suas cores surpreendentes e atrativas, as azaleias são queridas por muitos brasileiros, principalmente por aqueles que adoram jardinagem.

Além disso, o seu cultivo é razoavelmente fácil, visto que os cuidados necessários não vão muito além do básico, para o cultivo de flores. Vale lembrar, que essa planta não exige um solo específico, como é o caso das orquídeas e samambaias.

Continua depois da publicidade

Nesse caso, basta manter uma adubação adequada e alguns cuidados com a drenagem e com as quantidades de regas.

Dessa maneira, tomando alguns cuidados mínimos, as suas azaleias nunca irão morrer, exceto se não manter as constância desses cuidados ou cultivá-la em um ambiente sem a presença de luz solar.

Segredos para ter azaleias maravilhosas em casa
Descubra os segredos para ter azaleias maravilhosas em sua casa: veja dicas de manejo. Foto: Canva Pro

Leia também: O aipo é resistente ao calor, delicioso e pode ser cultivado todo o ano; confira as melhores dicas de cultivo

Cuidados primordiais com o cultivo das azaleias

Saiba que única precaução que você deve tomar ao cultivar azaleias, é cultivá-la em um ambiente que seja protegido de fortes ventos e chuvas.

Além disso, durante os primeiro meses de cultivo até a fase de desabrochar as flores, saiba que as azaleias estarão muito sensíveis. Por isso, é importante mas as Azaleias longe de qualquer fenômeno da natureza, como chuvas, ventos, raios e etc, durante esse período.

Uma dica, é evitar mantê-las expostas por muito tempo ao sol, visto que essa planta não é muito adepta ao calor.

Solo ideal

A princípio, o solo adequado para o plantio e cultivo das azaleias, exige uma parte de terra comum junto de outra parte de substrato e mais uma de areia. Além disso, saiba que os compostos orgânicos devem ser despejados por cima.

Em relação a areia, ela serve para realizar a drenagem, enquanto à terra e os compostos ajudarão a manter a planta fixa, visando melhorar seu desenvolvimento.

Sendo assim, não se esqueça de preparar o solo dessa forma, para garantir que as suas azaleias venham a crescer de uma maneira formidável.

Sobre a Iluminação ideal para azaleias

Em relação ao ambiente para o cultivo das azaleias, saiba que essa planta gosta de meia sombra, visto que ela se desenvolve melhor dessa maneira. No entanto, saiba que o excesso de sol é extremamente prejudicial para essa espécies.

Uma dica, é realizar o cultivo em um ambiente protegido por sombrite ou sob a sobra de árvores.

Segredos para ter azaleias maravilhosas em casa
Descubra os segredos para ter azaleias maravilhosas em sua casa: veja dicas de manejo. Foto: Canva Pro

Sobre a poda e rega adequada das azaleias

Saiba que o solo das azaleias, também não pode ser encharcado. Por isso, é importante realizar a rega, apenas 2 vezes na semana com à terra úmida ou seca.

Além disso, saiba que a poda deve ocorrer apenas na época de florescimento das Azaleias. Isso porque, é nesse período que a poda irá estimular o florescimento no decorrer do próximo ano.

Porém, se desejar mais dicas de como colocar mais cor em seu jardim, confira nesta matéria o Estadão, publicado em 01/02/2022 por Marcelo Lima.

Por fim, leia também: Controle de pragas: como se livrar de insetos comuns de plantas domésticas usando óleo de Neem? Saiba aqui

Especial do VINAGRE: mais de 20 UTILIDADES que vão além da cozinha!

Carregando comentários aguarde...
...