Anúncio

Bagaço da laranja e do limão: saiba como reaproveitar no seu dia a dia; as formas vão te surpreender

Reaproveite destas duas formas

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Afonso Cláudio, 13 de julho de 2022, por Sônia Lopes — A laranja e o limão são uma constante em nossas cozinhas, ora usados no preparo de pratos, ora ingeridos in natura.

Continua depois da publicidade

No entanto, o bagaço dessas frutas não é apreciado por muitos e frequentemente acaba na lata do lixo. Então, saiba aqui no Blog Horta Jardim & Cia do Folha GO, como reaproveitar o bagaço da laranja e do limão.

Bagaço da laranja e do limão? Saiba a melhor maneira de reaproveitar

Tanto o bagaço da laranja, quanto o bagaço do limão são ricas fontes de nutrientes, além da conhecida e famosa vitamina C. A seguir indicaremos algumas formas de como você pode reaproveitá-lo em sua casa.

Continua depois da publicidade

O bagaço da laranja

Bagaço da laranja e do limão
Bagaço da laranja e do limão – Imagem: Canva Pro

É fácil encontrar quem aprecia um bom e doce suco de laranja, um pouco mais difícil é quem goste de seu bagaço. Mas a parte branca dessa fruta tem quantidades maiores de nutrientes do que o próprio suco, além de suas fibras que são um auxílio extra para o bom funcionamento intestinal.

Continua depois da publicidade

A fruta é rica em pectina, que ajuda na limpeza do intestino, o que melhora a absorção de nutrientes e aumenta a sensação de saciedade. E por último, a laranja também contribui com ações antioxidantes, então não desperdice mais essa fruta tão benéfica. A seguir temos duas formas de aproveitar o bagaço da laranja em sua alimentação.

Simplesmente coma a fruta

A primeira forma de reaproveitar o bagaço da laranja é justamente comendo-O. Para conseguir os nutrientes que ela possui o ideal é comer a fruta toda, desperdiçando o mínimo possível. Descasque-a, parta em quatro pedaços, retire as sementes e aprecie a mistura de sabores do doce do suco com o amargo do bagaço.

Faça um bolo de laranja com o bagaço

A segunda maneira de reaproveitar o bagaço da laranja, é usando-o para fazer o famoso bolo de laranja. Em vez de usar somente o suco da laranja, bata a fruta (sem casca e sem semente) no liquidificador para o bolo, assim você não desperdiçará o bagaço. Outra forma é retirar o suco para consumo, e bater somente o bagaço com os demais ingredientes.

O bagaço do limão

Por ser uma rica fonte de vitaminas o consumo de limão auxilia no fortalecimento de nossa imunidade e, é um ótimo antioxidante. Embora azedo é bastante utilizado em nossa culinária, ele é um ingrediente essencial dando um toque único na preparação de diversos pratos.

O bagaço do limão apresenta, assim como o da laranja. Mais nutrientes que o próprio suco, porém, este aqui é ainda menos usado, já que quase ninguém aguenta chupar, quanto mais mastigá-lo. Traremos aqui duas formas de usar o bagaço de limão, sem ser na alimentação, mas sim na limpeza de sua cozinha.

Use o bagaço do limão para arear as panelas

Da próxima vez que espremer um limão, guarde o bagaço para arear suas panelas inox, basta pegar o bagaço do limão, esfregá-lo nas áreas escuras de suas panelas. Coloque ainda sobre as áreas escuras um pouco do suco do limão espremido e deixe agir por uns minutos, enxágue normalmente.

Limpe suas tábuas de cortar alimentos

Por fim, da mesma maneira que se usa para dar brilho nas panelas, você pode limpar sua tabua de carnes ou legumes, é só esfregar o bagaço do limão diretamente na tábua. Acrescentar um pouco de sal durante o processo e sua tábua ficará limpinha.

Enfim, além de um bom auxílio para nossa saúde, por seus nutrientes e ação antioxidantes, aproveite essas frutas cítricas da forma mais integral possível. Não jogue o bagaço na lixeira, evitando o desperdício.  Faça não só um saboroso bolo, mas também um delicioso doce de laranja com o bagaço da fruta e depois use o de limão para auxiliar na limpeza de sua cozinha!

Carregando comentários aguarde...
...