Anúncio

Borra de café: como fazer um adubo bomba para as suas plantas? Confira

Aprenda hoje a como fazer um adubo caseiro se aproveitando da borra de café

Anúncio


Continua depois da publicidade

Antes de mais nada, a borra de café é constantemente desperdiçada e a maioria das pessoas não faz ideia que a mesma pode servir para ser um excelente adubo caseiro para as plantas. Então, hoje, 09 de março de 2022, o Blog Horta, Jardim & Cia do Folha Go irá te ensinar sobre borra de café; como fazer um adubo bomba para as suas plantas.

Continua depois da publicidade

Borra de café: como fazer um adubo bomba para as suas plantas

Cuidar de plantas pode ser algo trabalhoso embora recompensador. Toda planta necessita de um bom adubo, mas aqueles que são vendidos em lojas e mercados estão repletos de componentes que mais prejudicam do que ajudam as plantinhas, os tão temíveis agrotóxicos.

Continua depois da publicidade

Assim você pode reverter isso por meio do uso de adubos naturais; além de mais recomendáveis para a saúde das plantas, ainda são fáceis de se fazer e podem reaproveitar materiais descartáveis, como a borra de café.

Leia também: saiba como fazer adubo para samambaias sempre verdes e cheias de folhas

Quais as vantagens de se utilizar a borra de café?

Borra de café; como fazer um adubo bomba para as suas plantas-foto Canva Pró
Borra de café; como fazer um adubo bomba para as suas plantas-foto Canva Pró

Dentre todas as substâncias que uma planta precisa para se desenvolver, está incluído o grupo NPK. Composto por Nitrogênio, Fósforo e Potássio, essas substâncias fortalecem a planta e estão inclusas na maioria dos adubos que compramos por aí. A borra de café se mostra um substituto ideal não só por ter fósforo e magnésio, como também uma alta dosagem de nitrogênio.

Assim a borra de café cumpre todos os requisitos para ser um adubo de qualidade, sempre oferecendo o melhor para a sua planta.

Aplicando a borra de café

Todas as vezes que queira utilizar a borra de café de forma rápida e sem demora, tudo o que você precisa é aplicá-lo diretamente na terra de sua planta. Seguindo a proporção de uma colher de café, sopa ou sobremesa para vasos de pequeno, médio e grande porte respectivamente, você garante que sua planta não sofra com o excesso do produto.

Caso uma quantidade exagerada de borra de café seja usada, é provável que o húmus da minhoca escureça, então tome cuidado.

Transformando borra de café em adubo líquido

O adubo líquido também é outra opção interessante caso você esteja querendo adubar suas plantas. Para fazer um utilizando borra de café é muito simples, basta misturar 100 g do mesmo a cada um litro de água, deixar a mistura descansar por uma semana e então, aplicar sobre a planta com um borrifador.

Essa é uma opção muito desejada por muitos, pois além dos nutrientes fornecidos pela borra de café ainda é possível hidratar a planta.

Usando o resíduo para além da adubação

Como já foi citado anteriormente, a borra de café apresenta alto nível de nutrientes que as plantas necessitam para se desenvolver, por isso além da adubação você ainda pode preparar uma série de misturas utilizando esse produto para potencializar seus efeitos e cuidar ainda melhor de sua planta.

Leia a seguir: por que você deve usar vinagre no seu jardim? Descubra 3 motivos

Descubra como DECORAR a sua CASA gastando POUCO

Carregando comentários aguarde...
...