Anúncio

Cacto murcho: será que tem salvação? Descubra agora mesmo

Veja como manter a saúde do seu cacto em dia

Anúncio


Continua depois da publicidade

Com diferentes formatos, cores e espinhos, os cactos são plantas que ocupam cada vez mais espaço na casa dos brasileiros. Por ser uma plantinha muito fácil de manter, com os cuidados corretos, ela pode durar bastante tempo. Porém, por diversos motivos, como qualquer outra planta, os cactos podem murchar. Pensando nisso, hoje, 30 de janeiro de 2022, o Blog Horta e Jardim & Cia do Folha Go preparou uma série dicas para salvar o cacto murcho.

Continua depois da publicidade

Como reconhecer os sinais de um cacto murchando

Saiba tudo sobre o assunto agora mesmo!

Aprenda a salvar sua plantinha

Primeiramente, quando as folhas da sua plantinha estiverem caídas ou um pouco enrugadas, esse pode ser um bom indicativo que ela começou a murchar. Além disso, se a terra do vaso em que o cacto foi colocado estiver muito seca e fácil de mexer com os dedos, é sinal que você precisa urgentemente regar a planta. Em geral, quando o cacto fica com um aspecto amarronzado, está precisando de uma hidratação.

Continua depois da publicidade

Além disso, você precisará identificar se a planta está realmente apenas murchando ou apodrecendo. No primeiro caso, se o caule apresentar partes pretas ou marrons, pode ser um indicativo da presença de fungos no local. Para lidar com isso, deverá cortar essas partes que possuem uma coloração diferente.

Porém, para saber se a planta está apodrecendo, com delicadeza, retire seu cacto do vaso. Depois, remova o excesso de terra das raízes e verifique se elas estão com uma aparência mais escura ou com um odor muito forte. Se esse for o caso, corte-as.

Leia mais: Como plantar urucum? O colorau é perfeito para dar cor aos alimentos

Verifique a luz

Cacto Murcho; será que tem salvação? Descubra aqui! Foto: Canva Pro.

Caso seu cacto não recebe a quantidade correta de luz diariamente, esse pode ser o motivo pelo qual ele está murchando. Por ser uma planta de origem tropical, demanda bastante contato direto com luz solar. Logo, nesses casos, a planta acaba produzindo pouca clorofila, pode-se perceber pelo aparecimento de algumas folhas mais pontiagudas.

Entretanto, também é bem importante tomar um certo cuidado com excesso de luz que os cactos podem receber. Então, caso note que a plantinha esteja com um tom amarelado, é sinal que está recebendo mais luz do que deveria.

Nos dois casos, é só mudar o vaso de local.

Troque o substrato

Cacto Murcho; será que tem salvação? Descubra aqui! Foto: Canva Pro.

Outra boa dica para recuperar seu cacto é retirar a terra velha do vaso. Dessa forma, com um solo novo e saudável (de preferência leve e bem poroso), sua planta ganhará vida novamente.

Além disso, poderá recorrer a fertilizantes. Por mais que sejam famosas por serem resistentes, os cactos, assim como outras plantas, ainda exigem nutrientes e vitaminas. Portanto, assim que fizer uma reposição do solo novo com adubo, poderá utilizar fertilizantes apropriados para essas plantas.

Como lidar com as pragas

Por mais que os espinhos mantenham muitas pragas longes, ainda é possível notar algumas folhas mordidas ou roídas. Nesse caso, alguns insetos podem deixar as folhas da planta amareladas, com mofos ou cheias de teias. Para isso, na maioria das vezes, álcool isopropílico deve mantê-los afastados.

Por fim, gostou de conhecer essas dicas para salvar o cacto murcho? Desse modo, não perca tempo e aproveite!

Veja também: Como cultivar hortelã em casa e deixar bem cheia; veja essas dicas

RECEITAS CASEIRAS e BARATAS para HIDRATAR o seu CABELO

Carregando comentários aguarde...
...