Anúncio

Capim-cidreira e Erva-cidreira são diferentes! Aprenda a diferenciar essas duas plantas

Saiba diferenciar estas plantas assim que bater os olhos nelas

Anúncio


Continua depois da publicidade

O capim-cidreira e a erva-cidreira são muito comuns na utilização de chás e até mesmo refrescos, mas é comum o erro em diferenciar quem é quem. Pois assim poderá aproveitar todos os benefícios destas plantas, mas da forma certa. Hoje, 25 de janeiro de 2022, o Blog Horta, Jardim & Cia do Folha Go, fala sobre capim-cidreira e erva-cidreira são diferentes! Aprenda a diferenciar.

Continua depois da publicidade

Capim-cidreira e erva-cidreira são diferentes! Aprenda a diferenciar

Apesar de serem parecidos, capim cidreira e erva cidreira são plantas diferentes. E diante disto, há também a diferença de seus fins para uso, ou seja, ambas se diferem com benefícios a saúde distintos.

Leia a seguir: Misturinhas caseiras que ajudam a desenvolver as plantas: receitas para fazer adubos orgânicos poderosos

Continua depois da publicidade

Nomenclatura

Sim, capim-cidreira e erva-cidreira são diferentes – Reprodução Canva Pró

Apesar das diferenças fisiológicas entre estas duas plantas, tem-se também a diferença a partir do nome científico delas. O capim-cidreira (que também é conhecido como capim-limão ou capim santo) é nomeado como Cymbopogon citratus. Já a erva-cidreira possui como nome científico Melissa officinalis.

Diferença visual

O capim-cidreira em sua composição tem folhas compridas, estreitas e não tem caule. Outra característica desta planta é sua alta resistência a variação climática, pois, isto permite que esta planta se adapte a diferentes locais e regiões no Brasil.

A erva-cidreira se assemelha à hortelã, entretanto a diferença existente nestas plantas está em suas folhas. Pois as folhas da erva cidreira são mais delicadas, e possuem diversas ramificações. Além disto, a erva-cidreira possui um sabor marcante refrescante.

Capim-cidreira (capim-limão ou capim santo)

Oriundo da índia, o capim-limão possui fácil adaptabilidade a climas tropicais e tem um ótimo desenvolvimento no Brasil. Ademais trata-se de uma planta medicinal comumente ingerido na forma de chá.

Devido aos grandes benefícios que esta planta possui, ela vem sendo usada em produtos farmacêuticos e em perfumarias. Pois dentre alguns benefícios medicinais que ela possui, há a ação anti-inflamatória, alivia o estresse e previne a trombose.

Erva- cidreira

A erva-cidreira é oriunda da Ásia e possui propriedades calmantes, relaxantes, antiespasmódicas, analgésicas e até mesmo expectorantes. Ademais seus benefícios são bastante amplos e esse é um dos motivos por ser uma das ervas mais consumidas através de chás, infusões ou de ingestão de capsulas com extrato seco.

Possui ação direta na qualidade do sono devido a presença do ácido rosmarinico, pois estas são propriedades calmantes e sedativas o que resulta em uma melhoria do sono. A erva-cidreira também possui ação sobre o alívio de cólicas menstruais.

Receita de chá de erva-cidreira e de capim- cidreira

Recomenda-se o uso somente das folhas, podendo estarem secas ou in-natura, pois é nas folhas que as propriedades benéficas da planta se concentram em maior quantidade. Para se obter o chá, é necessário:

Ferva 240mL de água e adicione 1 colher (de sopa) de erva-cidreira ou de capim-cidreira na água fervente. Tampe e aguarde por alguns minutos. Então após este procedimento, é possível a ingestão do chá, podendo ser de 3 a 4 xícaras por dia.

Mesmo na geladeira não armazene o chá por longos períodos, pois com os dias as propriedades do chá vão se perdendo, o melhor é fazer sempre a quantidade que será consumida em 24 horas.

Leia a seguir: Como escolher melão? Nunca mais leve a fruta verde e sem gosto para casa

Os melhores ADUBOS CASEIROS para manter suas PLANTAS LINDAS e SAUDÁVEIS

Os adubos são fundamentais para manter o solo enriquecido de nutrientes para as nossas plantinhas.

Os orgânicos são ainda mais importantes, pois possuem altas concentrações de ingredientes que permitem o crescimento saudável.

E hoje, aqui no News Cotidiano, vamos te ensinar a fazer os melhores e mais fáceis adubos caseiros!

Carregando comentários aguarde...
...