Anúncio

Cobertura de vasos para decoração: veja dicas de como fazer corretamente

Entenda melhor como cobrir vasos de planta e deixá-los bonitos

Anúncio


Continua depois da publicidade

Atualmente, cobertura de vasos para decoração são comuns, principalmente devido ao que circula na internet sobre este assunto. São utilizados, por exemplo, casco de pinos, argila expandida, pedriscos, entre tantos outros materiais. Hoje, 17 de janeiro de 2022, o Blog Horta, Jardim & Cia do Folha Go, conheça mais sobre cobertura de vasos para decoração.

Continua depois da publicidade

Conheça mais sobre cobertura de vasos para decoração

A função da cobertura da terra dos vasos possui semelhança com a de quando se cobre a terra de um jardim. No entanto, há diferenças, pois, para cobrir os vasos são utilizados materiais diferentes daqueles utilizados no jardim.

Continua depois da publicidade

Leia também: Como fazer húmus de minhoca? Adubo natural e de baixo custo

Por que utilizar cobertura de vasos?

Conheça agora mais sobre cobertura de vasos para decoração – Reprodução Canva Pró

Existem dois motivos principais que movem as pessoas a utilizarem estas coberturas. Entretanto sendo o primeiro deles o motivo estético, quando se colocam os materiais, as plantas ganham uma nova visualização, tornando-se até mesmo mais bonitas.

Há o benefício da planta ao receber esta cobertura. Portanto quando se cobre a terra do vaso com “lasquinhas”, por exemplo. Existe o auxílio deste componente em manter a umidade da planta, a água acaba evaporando com mais lentidão.

Materiais que podem ser utilizados na cobertura do vaso

Casca de pinos é o campeão no que se trata destes materiais, pois encontramos o mesmo com maior facilidade. Ademais existem vários tamanhos e o melhor para escolher é aquele que possui o tamanho ideal para o seu vaso.

Argila expandida é outro material bastante comum, principalmente por ser antiga no mercado. Possui a vantagem de conseguir manter a umidade na planta. É um material mais em conta.

Materiais que pedem maior cuidado

Dolomita é uma pedra branca, bastante utilizada por ser bonita. No entanto, a mesma não é totalmente recomendada. Pois, a pedra é composta basicamente por carbonato de cálcio o que pode acarretar que a terra fique alcalina demais. A planta pode sofrer prejuízos.

Esfagno trata-se de um musgo seco que absorve muita água. Porém, o esfagno em si não é o problema, a questão maior é como a pessoa o utilizará para a cobertura do vaso. Por exemplo, suculentas não são ideias para a utilização do esfagno.

Dica para que não hajam “matinhos” extras na planta

Quando decorado com a “cobertura morta”, as sementes que germinam no vaso e que são indesejadas acabam por não sobreviver, pois, suas plantas não são capazes de crescer dentre a “cobertura morta”. O que gera, a facilidade no cuidado e ornamentação do vaso.

Leia também: Conheça o caladium: exuberante e fácil de cuidar

DICAS de como arrumar a MALA PERFEITA para VIAJAR

A gente ama viajar, mas e quem gosta de arrumar as malas para a viagem? Não é uma tarefa muito legal, não é mesmo?! Mas, hoje, vamos te dar dicas de como arrumar a mala perfeita para viajar e passar a gostar de organizar tudo!

Carregando comentários aguarde...
...