Anúncio

Como cuidar de bonsai? Veja os macetes e tenha-os por muito tempo

Tenha sua mini árvore por longos anos!

Anúncio


Continua depois da publicidade

Com o modelo de moradia moderna, de apartamentos e lugares pequenos, a prática de cuidar de plantas recebe limitações, principalmente se é desejado ter árvores. Visto que, elas podem chegar a mais de 10 ou 20 metros de altura, o que é impossível para um imovel com apenas 3 metros do chão ao teto, e por isso, hoje, 27/12, aqui no Horta e jardim & Cia você aprenderá como cuidar de bonsais, uma alternativa para quem não tem muito espaço para árvores!

Continua depois da publicidade

Veja também: Como eliminar pulgões com receitas caseiras: confira dicas de preparos econômicos e eficientes

Cuidados básicos de como cuidar de bonsais!

Primeiramente, os valores de um bonsai em uma floricultura não são tão caros como as pessoas dizem. Desse modo, principalmente se você levar em conta que aquela planta recebe e recebeu cuidados por anos. Um bonsai de 3 anos, em um vaso de cerâmica, custa a partir de R$30,00 reais e uma com cerca de 25 anos chega a R$660,00 reais.

Continua depois da publicidade
Como cuidar de bonsai? Veja os macetes e tenha-os por muito tempo.
Como cuidar de bonsai? Veja os macetes e tenha-os por muito tempo. Foto: Canva Pro.

Alguns itens necessários, além da planta, são: tesoura de poda, arame para moldar, regador e adubo. Ademais, confira os cuidados essenciais que deve-se dar aos bonsais:

Momento da rega

Primeiramente, busque conhecer a espécie de planta que você está cultivando, porque cada planta exigirá condições diferentes, algumas precisarão de mais água e outras menos.

Outros fatores a se levar em conta são a idade da planta, o tamanho do vaso, época do ano, o tipo de solo, temperatura do ambiente e as condições climáticas para definir quanto de água deve-se usar na rega e quantas vezes ao dia.

Contudo, um padrão comum é regar uma vez ao dia pela manhã ou fim da tarde, e em dias secos passar a regar duas vezes, mas sem regas em excesso, para que as raízes não apodreçam.

Uma dica para ver se ela precisa de mais água, é enfiar um palito dentro da terra, se ele estiver encharcado é porque não precisa de rega.

Local para deixá-lo

Como cuidar de bonsai? Veja os macetes e tenha-os por muito tempo.
Como cuidar de bonsai? Veja os macetes e tenha-os por muito tempo. Foto: Canva Pro.

Ache um ambiente que tenha condições de umidade e temperatura mais regulares, e que atenda as necessidades da espécie em específico, se ela gosta de muita luz ou pouca luz. Para plantas de ambientes internos, mantenha o bonsai próximo da janela que há entrada de luz e vento, porém, o mais indicado é que fique em ambientes externos, apenas a resguardando num lugar sombreado em dias muito quentes, e protegê-la em dias de geada.

Prática de podas

É muito importante a prática de poda para que seu bonsai não cresça em demasia. Sendo assim, com a frequência variando em cada espécie, mas geralmente elas devem ocorrer a cada 3 a 6 meses. A poda mais simples consiste na retirada de brotos e galhos que passaram do tamanho desejado, e ela tem como objetivo deixar mais uniforme e densa a folhagem.

Adubação periódica

Como cuidar de bonsai? Veja os macetes e tenha-os por muito tempo.
Como cuidar de bonsai? Veja os macetes e tenha-os por muito tempo. Foto: Canva Pro.

Como o vaso do bonsai é pequeno e a quantidade de solo também. É preciso fazer uma adubação com muita frequência, para garantir que os nutrientes e minerais estão sendo repostos.

Gostou de aprender como cuidar de bonsais? Se você ama artigos como esse, acompanhe nosso site!

Veja também: Como plantar melancia no quintal? Saiba como cultivar no jardim ou canteiro

Passo a passo para uma CARNE SUCULENTA e SABOROSA: saiba agora como fazer

Carregando comentários aguarde...
...