Anúncio

Como cultivar abacaxi no vaso: dicas práticas para ter um belo pé de abacaxi em vaso em sua casa

Tenha alimento e praticidade em casa

Foto do revisor (Fabricio)
Revisado por: (Fabricio)
Anúncio


Continua depois da publicidade

O abacaxi é exemplo de cultura que por ter um fruto grande, muitas pessoas associam o cultivo com grandes áreas, e se enganam ao pensar que não podem cultivar em pequenas áreas ou até mesmo, em vasos a depender da espécie. Hoje, 01/01, o Horta, Jardim & Cia do Folha Go, te mostra como cultivar abacaxi no vaso.

Continua depois da publicidade

Descubra como cultivar abacaxi no vaso

É totalmente possível fazer o cultivo de frutas como o abacaxi em espaços pequenos ou vasos, porém, é importante se certificar que o espaço é suficiente e adequado para o bom desenvolvimento do vegetal. Dessa forma, descubra agora, como cultivar abacaxi no vaso.

Continua depois da publicidade

Confira aqui: 5 plantas repelentes para ter em casa: dicas para afastar os insetos do seu lar apenas cultivando plantas

Vaso adequado

Como cultivar abacaxi no vaso - Reprodução Canva Pró
Como cultivar abacaxi no vaso – Reprodução Canva Pró

É possível que um abacaxizeiro se desenvolva em vasos, entretanto, é necessário que o vaso tenha tamanho ideal para seu crescimento. O vaso adequado para cultivar um abacaxi deve ter cinquenta centímetros de altura e quarenta de diâmetro.

Escolhendo o abacaxi

Para cultivar um abacaxi, é possível escolher sua forma de reprodução e partir disso, seu desenvolvimento. Assim, se quiser ter certeza dos bons frutos de uma planta, conheça sua matriz. Dessa forma, invés de escolher utilizar sementes para reprodução, pode ser escolhida a coroa de uma bela planta.

Para retirar a coroa que será utilizada, deve se observar se a fruta está no ponto, nem madura nem verde. O cheiro deve ser bom e adocicado. A coroa precisa possuir folhas saudáveis e firmes, e não apresentar pontos de  ressecamento.

Para plantar abacaxi no vaso

Como orientado, escolha o vaso adequado, e a fruta da qual quer gerar frutos. Para separar a coroa do restante da fruta, segure as duas partes com firmeza e torça o abacaxi. Então a seguir a coroa sairá perfeitamente.

Da base da coroa, retire algumas folhas para mostrar parte do caule. A partir dai, já é possível observar algumas raízes, que quando em contato com o solo, logo irão se desenvolver.

É importante colocar a coroa submersa em uma vasilha com água, e após dez ou quinze dias, será notado o desenvolvimento mais acentuado das raízes. Ademais após esse tempo, a coroa já terá alguns filamentos de raízes.

No vaso de sua escolha, coloque a terra e um adubo orgânico. Com as mãos ou com uma pá pequena, faça uma abertura no meio da terra do vaso e coloque a coroa. Com atenção para que somente as raízes fiquem cobertas.

Cuidados com o abacaxi no vaso

Regue seu abacaxizeiro com frequência, para que a terra não fique seca. No entanto, esteja atento para não encharcar o solo. Certifique-se que o espaço onde for manter o vaso, receba luz solar direta, pois essa é uma espécie tropical e precisa de muita iluminação para seu desenvolvimento.

Confira aqui: Veja como fazer mudas de Ora-Pro-Nóbis e saiba como plantá-las

LAVANDA; veja o passo a passo para cultivar essa lindeza

Carregando comentários aguarde...
...