Anúncio

Como cultivar azaleia em vasos: saiba de todos os passos para fazer do jeito certo

Aprenda no artigo de hoje a como ter essa bela flor enfeitando a sua casa

Anúncio


Rio de Janeiro, 18 de abril de 2022, por Karla Camacho – Hoje vamos te ensinar como cultivar azaleia em vasos aqui no Blog Horta, Jardim e Cia do Folha GO. Então, se você simplesmente tem dificuldades para cultivar essa planta, confira as informações a seguir e aproveite.

Continua depois da publicidade

Dicas de como cultivar azaleia em vasos

Em primeiro lugar, as azaleias são belas flores que desabrocham apenas uma vez ao ano. A propósito, isso acontece durante o inverno. Isto é, ocorre justamente nos meses em que as outras plantas entram em estado de dormência para a chegada da primavera.

Continua depois da publicidade

Portanto, se você quer uma planta que gosta do frio para embelezar seu jardim, veja como cultivar azaleia em vasos. Então, com as nossas dicas saiba como deixar essa planta sempre vistosa e bela.

Além de altamente resistentes às baixas temperaturas, as azaleias são ideais para quem deseja decorar ambientes internos. Por isso, seu cultivo pode ser feito em vaso. Visto que entre seus cuidados essenciais podemos citar a necessidade de luz solar direta durante certo período. Veja mais!

Continua depois da publicidade

Leia mais a seguir: Conheça o ingrediente natural que é capaz de eliminar cupins rapidamente

Local ideal para cultivar azaleia em vasos

cultivar azaleia em vasos
Como cultivar azaleia em vasos; saiba de todos os passos. Foto: Canva Pro

Então, o cultivo das azaleias podem ser feito nos vasos, principalmente, em ambientes internos. Mas, é preciso manter esse recipiente em um local que receba luz solar direta durante 4 horas diárias, no mínimo.

Portanto, você deve manter essa plantinha em sua janela ou levá-la para tomar sol todos os dias pela manhã.

Mas, apesar de gostar da luz solar, essa planta não suporta ventos fortes e as chuvas. Sendo assim, fique atento para recolher o vaso em caso de mudança do clima repentino como acontece muito no Brasil.

Plantio das sementes ou mudas

Seja por meio de sementes, seja por meio das mudas, o plantio das azaleias e vasos demanda que essas plantas, tenham um tipo específico de solo. Dessa forma, separe uma quantidade de areia e outra quantidade de matéria orgânica para se desenvolver. Sendo assim, mantenha a terra sempre fofa para promover o enraizamento das mudinhas.

Rega correta para cultivar azaleia em vasos

Essa planta precisa de água, mas sem excessos. Logo, o ideal é molhar o solo duas vezes na semana em jardins.

Porém, em vasos, o ideal é regar um pouquinho todos os dias. Mas, verifique se a água está saindo rapidamente pelos furos de escoamento na parte inferior do recipiente.

Poda

As azaleias são plantas que demandam cuidados como a poda. Portanto, o ideal é cortar essa plantinha após a sua floração que acontece durante o inverno no Brasil.

Aliás, saiba que esse processo estimula a formação de flores no ano seguinte. Então, remova a ponta dos ramos e retire os galhos que já estão secos com uma tesoura de jardinagem esterilizada.

Adubação

O adubo NPK 04-14-08 é o mais indicado para a fertilização do solo das azaleias. Assim, intercale a aplicação desse produto com a matéria orgânica a cada trimestre.

Viu como as dicas de como cultivar azaleia em vasos podem te ajudar a manter essas plantas ainda mais lindas e especiais? Então aplique as instruções hoje mesmo e veja o resultado.

Confira também: Poderoso adubo orgânico caseiro e rico em nutrientes que suas plantas vão adorar!

Aprenda a fazer um delicioso OVO DE COLHER com a confeiteira TÂMARA de SALVADOR – BA

Carregando comentários aguarde...
...