Anúncio

Como cultivar cebola roxa? Rica em antioxidantes reduz os problemas cardíacos

Vitaminas, minerais, ferro, cálcio, fósforo, magnésio e muitos outros em um só alimento.

Anúncio


Continua depois da publicidade

Cebola roxa é uma hortaliça que é rica em betacaroteno, ela possui mais calorias que a cebola branca e seu sabor é mais suave e adocicado. Um ingrediente indispensável na cozinha e muito benéfico à saúde. Hoje, 19 de janeiro de 2022, o Blog Horta, Jardim & Cia do Folha Go, te mostra como cultivar cebola roxa.

Continua depois da publicidade

Saiba como cultivar cebola roxa

Considerada um antioxidante, a cebola roxa ajuda a manter a pele saudável e consumi-la é uma contribuição à saúde de todos da família. Um alimento muito utilizado como tempero.

Logo, ter um cultivo dessa cebola de casca vermelha roxa por perto possui diversas vantagens, pois ela auxilia na saúde do coração, é anti-inflamatório, reduz o colesterol e evita até a queda de cabelo, entre outros benefícios.

Continua depois da publicidade

Leia também: Saiba como ter Mini Rosas em vasos explodindo em flores

Substrato e adubação da cebola roxa

Como cultivar cebola roxa – Reprodução Canva Pró

Solos leves, profundos e que sejam permeáveis são os ideais para o cultivo da cebola roxa, pois se trata de um bulbo. Por tanto ela necessita de um PH entre 6,5 a 7 sendo mais indicado solos ligeiramente ácidos.

Para a adubação é aconselhável usar composto orgânico, pois suas propriedades e nutrientes são mais fáceis de serem absorvidos pela planta. Contudo, é importante ficar atento a necessidade que a cebola roxa tem de potássio, fósforo e nitrogênio na dose certa.

Local em que a cebola roxa deve permanecer e rega ideal

Cebolas roxas toleram condições baixas de sol logo no início de seu desenvolvimento, porém à medida que vão se desenvolvendo as condições ideais para seu crescimento é em pleno sol. Assim sendo, o mais comum para essa hortaliça é temperaturas de 15º C em diante.

Assim como as demais plantas as cebolas roxas também necessitam de irrigação constante, pois está bem regada é primordial para o seu crescimento. Porém elas não suportam umidade em excesso. Tenha frequência, mas não exagere na dose.

Melhor período para plantio e quando dá flores e/ou frutos

Essa planta pode ser cultivada na primavera, verão e inverno, por meio da semente ou bulbo, entretanto pelo bulbo nasce mais rápido. Para plantá-las pela semente o ideal é plantar em um ambiente fechado e deixar assim por 6 a 8 semanas e só depois transferi-las de local.

Outra forma é colocar a parte traseira da cebola onde ficam os cabelinhos em um recipiente com uma abertura menor e uma quantidade significativa de água e aguardar por até 3 semanas para que as raízes apareçam e possa colocá-la no solo.

Cuidados especiais com a cebola roxa

Após conseguir seu canteiro de cebola roxa é importante tomar cuidados com plantas invasoras, pois elas prejudicam as mudas de cebola, por isso retire as mesmas regularmente. A colheita ocorre de 85 a 300 dias variando de acordo com a estação em que plantar.

Porém para consumo imediato pode-se arrancar os bulbos em qualquer fase de desenvolvimento. Assim, com todos os conhecimentos necessários para o cultivo da cebola roxa, agora é mão a obras e desfrutar do seu sabor.

Leia também: Será que samambaia dá flor? Descubra agora mesmo e fique por dentro de outras curiosidades

LAVANDA; veja o passo a passo para cultivar essa lindeza

Carregando comentários aguarde...
...