Anúncio

Como cultivar cebolinhas em vasos pequenos: tenha esse tempero fresco sempre disponível

Aprenda a cultivar cebolinha e se delicie com seu tempero

Anúncio


Continua depois da publicidade

A cebolinha é uma das ervas mais conhecidas e usadas em pratos de todo mundo. Isso talvez se deva ao fato de ela ser muito fácil de cultivar, inclusive em pequenos vasos para poder usar quando quiser. Hoje, 05 de dezembro de 2021, o Blog Horta, Jardim & Cia do Folha Go, te mostra como cultivar cebolinhas em vasos pequenos.

Continua depois da publicidade

Saiba como cultivar cebolinhas em vasos pequenos

Deliciosa e com uma leve ardência característica as cebolinhas são da família dos alhos, chamada cientificamente de Allium. Versátil, ela fica maravilhosa desde pratos simples até pratos mais elaborados e chiques. Junto com a salsinha formam o cheiro verde, um dos temperos mais populares do Brasil.

Continua depois da publicidade

Confira aqui: Veja como cultivar ora-pro-nóbis: planta muito usada por vegetarianos por seu alto teor de proteínas

O que é a cebolinha?

Como cultivar cebolinhas em vasos pequenos - Reprodução Canva Pró
Como cultivar cebolinhas em vasos pequenos – Reprodução Canva Pró

Primeiro é importante saber que a cebolinha é a folhinha da cebola. Isso mesmo, para ter cebolinhas planta-se cebolas que brotaram cebolinhas rapidamente.

Assim dependendo do tipo de cebola, você terá uma cebolinha diferente. As mais comuns aqui são da cebola comum e da cebola roxa (um pouco mais cara, mas com um saborzinho característica do legume, sem o ardor característico).

Benefícios das cebolinhas

Além de fácil de plantar, esse tempero tem muitos nutrientes. Vitaminas E, C e A , cálcio, potássio e ferro, além mineiras e fibras. Ainda tem em quanto menor o selênio e o zinco.

Preparando o solo

A cebolinha gosta de um solo rico em matéria orgânica. Por isso, capriche no adubo (como fezes de bovinos ou galinhas) e vegetais crus. Prepare um adubo orgânico com húmus. Proteger o solo com cascas de arvore, como a pinus, além de serragem ou outra matéria que não deixe ervas daninhas proliferarem.

Caso isso ocorra elas podem roubar os nutrientes e o espaço disponível. Escolha bem o local, pois elas também precisam de bastante sol, pelo menos 4 de sol direto por dia.

Plantando e cuidando

Você pode plantar de várias formas: plantando a o topo da cebola, plantando mudas ou sementes facilmente encontradas em lugares especializados ou até em supermercados.

Para plantar em um vaso pequeno fique atento, pois quanto maior a raiz maior a cebolinha. Saiba que se optou por um vaso menor, também terá cebolinhas menores. É bom que ele tenha furinhos embaixo, além de argila ou carvão no fundo para drenar água.

Coloque a terra no vasinho e em uma covinha coloque a cebolinha (a semente, a muda ou o topo da cebola). Cubra com o restante da terra e ponha em um local com muito sol para que ela cresce forte e saudável.

Confira a seguir: Conheça 5 tipos de pragas que destroem o jardim

Dúvidas no preparo do adubo orgânico?! Herborista tem dicas sobre o tema e sobre cuidado com plantas

Janaína entrevistou a herborista Sabrina Jeha falando sobre os cuidados com as plantas e também sobre o adubo orgânico. Dicas importantes para você.

Carregando comentários aguarde...
...