Anúncio

Como cultivar Costela de Adão: uma planta exótica e bonita para decorar a sua casa

Como plantar e cuidar da costela de adão a preferida dos adeptos ao urban jungle

A febre por plantas em casa tem um tem seu símbolo: a Monstera Deliciosa ou costela de adão. Suas lindas folhas servem como estampa para almofadas, tapetes, roupas e demais artigos por sua beleza característica. Hoje, 06 de dezembro de 2021, o Blog Horta, Jardim & Cia do Folha Go, te mostra como cultivar Costela de Adão.

Saiba como cultivar costela de adão

Seu nome vem de sua capacidade de crescer muito rápido, monstruosa mente. Uma espécie adulta passa dos 3 metros de altura facilmente e suas grandes folhas chegam a ter 60 centímetros de largura!

Ela vem originalmente de florestas, enrolando-se em árvores. Suas raízes aéreas seguem até onde alcançar. As raízes, além de se prenderem as árvores, também absorvem a água, assim como nutrientes que a planta precisa.

Confira aqui: Veja como cultivar ora-pro-nóbis: planta muito usada por vegetarianos por seu alto teor de proteínas

Origens da planta costela de adão

Como cultivar Costela de Adão - Reprodução Canva Pró
Como cultivar Costela de Adão – Reprodução Canva Pró

Mesmo em vasos, passado algum tempo, essas raízes também irão aparecer. Cuidado para não as cortar, pois é dessa forma que a planta se sustenta. O termo “deliciosa” se refere aos frutos que são produzidos por ela com um sabor bem tropical.

Mas, infelizmente é improvável que ela frutifique em casa. Uma dica para que ela cresça mais comedida é colocar algo para substituir um tronco. Ela é perfeita para dar aquele ar de floresta tropical. São fáceis de cultivar, tem baixa manutenção e são adaptáveis aos variados climas do Brasil.

Luz ideal para a costela de adão

Por ter origem em florestas fechadas onde a luz chega por frestas, a luminosidade ideal para ela é uma que seja abundante, mas sem ser diretamente nela.  Caso essa planta não receba a luminosidade que precisa seus ramos cresceram mais, ficando mais cumpridos e suas folhas não desenvolverão, ficando pequenas.

Substrato e adubação ideal

A costela de Adão gosta de um rico solo em matéria orgânica. Então você pode usar um substrato de plantio comum com terra vegetal e estrume ou húmus. Na época do inverno suspenda a adubação, pois elas entram em uma espécie de dormência e crescem menos.

Criando ramos e plantando

O jeito mais simples para tirar mudas para plantio e cortando ramos do caule de uma adulta e bem volumosa, com no mínimo duas folhas, já com raízes, se tiver. Faça o corte rente ao nó e muito cuidado ao cortar, de preferência use luvas, a seiva da costela de Adão pode ser tóxica.

Caso sua planta não tenha raízes, deixe um raminho na água por duas a três semanas para que crie raízes. Deixe esse recipiente em local com luz e troque água de dois em dois dias.

Pegue um vaso de preferência grande, fundo e com boa drenagem para que ela se desenvolva bem. Coloque o substrato e coloque a muda no vaso. Regue todos os dias até ver que a muda absorveu.

Confira aqui: Como ter uma horta forte e resistente? Passo-a-passo para ter um espaço ideal para plantar o que quiser

Dúvidas no preparo do adubo orgânico?! Herborista tem dicas sobre o tema e sobre cuidado com plantas

YouTube video