Anúncio

Como cultivar hortelã no vaso? Essa erva refrescante e multifuncional

Aprenda a cultivar hortelã em vasos

Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro, 23 de abril de 2022, por Priscila Lívia — Aprenda hoje aqui no Blog Horta, Jardim & Cia do Folha Go, como cultivar hortelã no vaso, com dicas simples e práticas. Não apenas tem propriedades medicinais, como também a hortelã pode ser um ingrediente coringa na preparação de diversos pratos.

Continua depois da publicidade

Como cultivar hortelã no vaso

Sem dúvida você já escutou sobre os benefícios e dos mais diferentes usos da hortelã. Além de ser uma erva medicinal, a hortelã é utilizada em cosméticos, na forma de óleo essencial ou em sua forma natural, para chás e como tempero.

Continua depois da publicidade

Acima de tudo, a hortelã é uma das melhores opções para quem busca começar na área da jardinagem ou quer complementar a sua horta com uma planta de fácil cultivo, uma vez que a hortelã é muito resistente e exige pouquíssimos cuidados.

Leia também: para se encantar com tanta beleza: conheça 5 espécies de orquídeas que amam sol e calor

Plantio

Como cultivar hortelã no vaso
Como cultivar hortelã no vaso- Reprodução Canva Pró

Agora que você já sabe que é muito fácil cuidar do seu pé de hortelã, vamos ao que interessa: o plantio. Antes de mais nada, a hortelã cresce bem em qualquer ambiente desde que tenha exposição a um pouco de sol, principalmente nas primeiras horas da manhã. Portanto, o ideal é deixar o vasinho na janela ou na varanda.

Assim sendo, é só usar uma terra bem adubada e em seguida, plantar a sua mudinha de hortelã. Logo após, cubra o resto do vasinho com terra e regue com um pouco de água. A hortelã precisa de bastante água, porém apodrece se ficar encharcada.

Porém, você também pode começar a cultivar a sua muda com um galho da planta e deixá-lo na água por alguns dias, assim que as raízes começarem a se desenvolver, basta plantá-la na terra como explicamos anteriormente.

Cuidados e manutenção do pé

A parte mais importante é ter um vasinho com um bom sistema de drenagem, ou seja, além dos furos no fundo. É essencial que você faça uma camada com argila, pedrinhas ou até carvão vegetal para que as raízes da sua hortelã não fiquem encharcadas.

No entanto, se você mora em algum lugar muito quente, é essencial que preste bastante atenção na umidade da terra, já que temperaturas muito altas podem evaporar a água do seu vaso.

A colheita da hortelã ocorre normalmente dentro de 40 dias após começar a cultivar a erva. Contudo, uma dica muito importante é fazer a poda regular da hortelã, porém não retire mais que 1/3 da sua folhagem, já que isso pode estressar a planta.

Uso medicinal da hortelã

É provável que você tenha uma caixinha de chá de hortelã agora mesmo na sua dispensa ou pelo menos já ouviu dicas sobre como o chá dessa erva pode ser útil em vários problemas de saúde.

Por exemplo, o chá de hortelã é indicado principalmente para auxiliar no combate a aftas, má digestão e até febre. Além disso, é muito comum ver o uso da hortelã em pastilhas para dor de garganta ou alívio do mau hálito.

Como usar a hortelã na culinária

Juntamente com o uso medicinal, a hortelã pode ser utilizada na culinária com o mesmo intuito. Tal como no molho de cordeiro, que por sua vez é uma carne muito gordurosa. Logo, a hortelã além de facilitar a digestão, acrescenta um sabor especial ao prato.

Apesar disso, a hortelã também é o ingrediente principal na preparação de coquetéis como o Mojito ou bebidas refrescantes. Tal qual o suco de abacaxi com hortelã. Por fim, vale lembrar que a hortelã é uma das ervas mais usadas na culinária árabe.

Leia também: saiba como eliminar traças com apenas 3 ingredientes naturais

Limpeza, culinária, saúde e beleza: 20 USOS do BICARBONATO DE SÓDIO que vão MUDAR a sua VIDA!

Carregando comentários aguarde...
...