Anúncio

Como cultivar lavanda no vaso: dicas e técnicas para ter lindos pezinhos perfumados em seu lar

A lavanda é conhecida por sua beleza, pelo seu perfume e diversos benefícios que traz à saúde

Anúncio


Continua depois da publicidade

Os diversos tipos de lavanda surgiram há muitos anos. O clima quente e seco da Bacia do Mediterrâneo favoreceu para que as primeiras flores fossem encontradas nesta região, aproximadamente no século V a.C. Hoje, 31/12, o Horta, Jardim & Cia do Folha Go, te mostra como cultivar lavanda no vaso.

Continua depois da publicidade

Saiba como cultivar lavanda no vaso

Dentre todos os tipos de lavanda, os mais conhecidos são Lavandula Canariensis, Lavandula Dentata, Lavandula Angustifolia e Lavandula Stoechas, ambas apropriadas ao clima do Brasil e de fácil plantio em casa.

Confira aqui: 5 plantas repelentes para ter em casa: dicas para afastar os insetos do seu lar apenas cultivando plantas

Continua depois da publicidade

Substrato e adubação da planta

Como cultivar lavanda no vaso - Reprodução Canva Pró
Como cultivar lavanda no vaso – Reprodução Canva Pró

Para plantar lavanda, o ideal é que o solo seja calcário, arenoso ou seco. O solo precisa ser fértil e conter os nutrientes necessários para que a lavanda cresça e se desenvolva. Portanto, como o solo fértil produz água, é importante que a drenagem do solo esteja sempre impecável.

Ou seja, não pode ter água parada, pois a planta não aguenta umidade em excesso. Além disso, controlar a acidez é outro fator essencial para não a danificar. O pH deve ser entre 6,5 e 7,5 para que a lavanda cresça saudável.

Local em que a planta deve permanecer e rega ideal

Plante a lavanda em canteiro ou vaso. Não importando onde, entretanto antes, prepare o solo da maneira correta. Sendo assim, depois de plantá-la, o solo precisa ser regado constantemente, pelo menos durante os primeiros 30 dias.

Porém, embora a rega constante seja ideal, não é necessário encharcá-la, nem deixar na água parada devido ao solo fértil. Como o tamanho da lavanda pode variar de 30 centímetros a 2 metros de altura, é importante que haja um espaço entre uma plantação e outra.

O local de plantio precisa estar sob a luz do sol, pois além de ajudar a lavanda a se desenvolver, ela também ficará mais bonita e, consequentemente, mais perfumada.

Melhor período para plantio e quando dá flores

Como a lavanda é uma planta que precisa do clima temperado. Plante a lavanda durante o ano inteiro de duas formas diferentes. A primeira forma é o plantio através da estaca do caule. O primeiro passo é escolher corretamente o ramo.

Prefira aqueles que as folhas estejam mais verdes e tenham mais ramificações, pois isso significa que a planta está saudável e pronta para uso. A outra forma de plantar é com as próprias sementes de lavanda. Cada semente equivale a uma planta. Então, tudo dependerá do espaço e da quantidade desejada.

Tempo de crescimento e melhor época para podar

O crescimento da lavanda leva em torno de 1 a 3 meses e pode levar até um ano para florescer. Os meses de floração são de junho a agosto e as flores podem ser colhidas assim que se abrirem. Depois disso, as flores podem ser usadas para enfeitar e perfumar ambientes.

Ademais, faça a poda da lavanda uma vez ao ano, antes ou depois de florescer. Para tirar folhas secas e deixando a mais bonita. Lembre-se que, após 30 dias, o solo estará úmido o suficiente para que seja regado com menor frequência.

Benefícios da lavanda

Atualmente, a lavanda é uma das plantas mais cultivadas. Isso tudo devido aos diversos benefícios e as variadas formas que a lavanda é apresentada e comercializada. Seja em formato de cosmético, como sabonete e óleo essencial, ou até mesmo em formato gastronômico, a lavanda tem poder adstringente, calmante e oxidante.

Cuidados especiais com a lavanda no vaso

A lavanda é uma ótima planta para cultivar em casa, pois além da facilidade, ela não é tóxica para animais domésticos. Entretanto, como é uma planta bem perfumada, pode causar algum tipo de alergia, como rinite.

Confira aqui: Como plantar melancia no quintal? Saiba como cultivar no jardim ou canteiro

LAVANDA; veja o passo a passo para cultivar essa lindeza

Carregando comentários aguarde...
...