Anúncio

Como cultivar lichia? Fruta diferente, deliciosa e cheia de sabor

Saiba como cultivar lichia da maneira correta

Foto do revisor (Elizandra Costa)
Revisado por: (Elizandra Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro, 28 de maio de 2022, por Karla Camacho  – Cultivar lichia em casa é uma ótima forma de ter esse fruto exótico, delicioso e cheio de sabor sempre à mão e fresquinho. Pensando nisso, hoje, nós do Horta, Jardim & Cia, trouxemos algumas dicas valiosas e simples de como cultivar lichia para te ajudar a ter essa delícia que tem conquistado cada vez mais fãs. Ficou interessado? Então leia até o final para não perder nenhuma dica!

Continua depois da publicidade

Saiba mais sobre a lichia:

A lichia (Litchi chinensis) é uma fruta originária da Ásia, mas que se adaptou muito bem ao clima do Brasil. De casca vermelha e formato arredondado exótico, ela é muito usada para decorar mesas natalinas.

O pé de lichia é uma árvore de médio porte, que pode chegar a 20 metros de altura e tem um desenvolvimento lento, podendo levar muitos anos para atingir a idade adulta. Entretanto, se a muda for de qualidade, a árvore já começa a produzir dentro de cerca de 3 anos depois que você começou a cultivar lichia.

Continua depois da publicidade

Ademais, dado o alto valor nutricional e o sabor delicioso da lichia, qualquer espera vale a pena!

Então, leia agora: Como cultivar inhame orgânico em casa? Saiba o que não pode faltar

Como cultivar lichia:

Como vimos, o pé de lichia pode ficar muito alto. Então, se você quiser cultivar lichia em vaso, tem que providenciar um que tenha uma boa capacidade, ao menos 30 litros. Mas, como o crescimento dessa frutífera é lento, você pode efetuar a troca do vaso a cada ano.

Cultivar lichia a partir da semente é possível. Porém, a muda produzida dessa forma tem uma segregação genética muito grande e a árvore pode levar até 15 anos para dar frutos. Sendo assim, o ideal é adquirir uma muda de boa procedência, conseguida por meio de alporquia.

Com a muda de lichia em mãos, você deve fazer o seguinte:

  • Prepare o vaso ou a cova que irá receber a lichia com uma mistura de terra comum, húmus de minhoca, esterco animal curtido e areia lavada;
  • Retire com cuidado o saquinho que envolve o torrão da muda;
  • Plante a muda no local definitivo a uma profundidade de cerca de 40 cm e puxe a terra em volta do caule;
  • Certifique-se de que a muda fique bem firme na terra.

Molhe bem o substrato e regue sempre que notar que ele está seco. Ademais, a lichia gosta de sol pleno, então plante-a em um local bem iluminado ou, se for cultivar lichia em vaso, deixe-o onde pegue aí menos 4 horas de luz solar por dia.

A cada 3 meses, você deve fazer a adubação do pé de lichia não só com adubos orgânicos como também os minerais, como o NPK 10 10 10, por exemplo. Realizando os cuidados e tendo paciência, você vai ver como cultivar lichia irá valer a pena quando os frutos aparecerem!

Quais os benefícios do consumo da lichia:

Como cultivar lichia - Reprodução Freepik
Como cultivar lichia – Reprodução Freepik

A lichia é rica em vitaminas, principalmente a C, além de ser uma fonte importante de cobre e potássio. Além disso, a lichia possui propriedades antioxidantes e antiinflamatórias, e é muito eficaz para auxiliar no controle do diabetes, pois ela contém substâncias capazes de baixar o nível de glicose no sangue.

Então, além de saborosa, essa fruta também é muito saudável, tornando o ato de cultivar lichia duplamente vantajoso!

Gostou de aprender a como cultivar lichia?

Então leia também essa matéria do Estadão escrita por Marcelo Lima e publicada em 1 de fevereiro de 2022!

Assim, leia também: Como É A Árvore De Neem? Para Que Serve Seu Óleo? Saiba Tudo Agora Mesmo!

Carregando comentários aguarde...
...