Anúncio

Como cultivar noz moscada para temperar os mais deliciosos alimentos? Veja aqui super dicas

Confira o passo a passo para o cultivo

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro, 28 de maio de 2022, por Bruno Martins – Cultivar noz moscada é algo que muita gente deseja. Afinal, essa especiaria é muito saborosa, trazendo vida a pratos doces e salgados. E hoje nós, do Blog Horta, Jardim e Cia trouxemos um passo a passo de como cultivar noz moscada para que você tenha uma dessas belas árvores no seu quintal ou em um vaso. Quer saber como? É só ler até o final para conferir!

Continua depois da publicidade

Saiba mais sobre a noz moscada

A noz moscada é proveniente de uma árvore originária das ilhas da Indonésia. O fruto da árvore se abre quando está maduro e expõe a semente, cujo miolo é moído para a fabricação da noz moscada.

Cultivar noz moscada exige muita paciência, pois essa árvore tem um desenvolvimento super lento e leva décadas para atingir a idade adulta. Entretanto, se você oferecer as condições ideais, esse processo pode ser abreviado e os frutos aparecem mais cedo. Ademais, depois de chegar à maturidade, o pé de noz moscada produz mais de mil frutos por ano e, com seu sabor e aroma incomparáveis, faz toda a espera valer a pena!

Continua depois da publicidade

Então, leia agora: Como cultivar inhame orgânico em casa? Saiba o que não pode faltar

Como cultivar noz moscada: plantando a muda

Como cultivar noz moscada - Reprodução Freepik
Como cultivar noz moscada – Reprodução Freepik

O primeiro passo para cultivar noz moscada é adquirir uma muda de qualidade. Muitos viveiros e gardens oferecem essas mudas e você também pode comprar pela internet. Afinal, cultivar noz moscada através da semente é possível, porém muito trabalhoso e demorado.

Sendo assim, depois de adquirir uma boa muda de noz moscada, você deve fazer o seguinte:

  • Prepare um vaso grande ou uma cova funda com uma mistura de terra, húmus de minhoca, esterco animal curtido e areia lavada;
  • Deposite a muda com cuidado, para não prejudicar as raízes;
  • Fixe bem a muda na terra, pois se ela ficar balançando, as raízes não conseguirão se estabelecer e a muda irá morrer antes mesmo de pegar;
  • Regue bem o substrato nessa primeira vez e, depois, proceda com as regas de modo que o solo fique úmido mas nunca encharcado.

Como cultivar noz moscada: tratos culturais

Para fazer esse cultivo você deve providenciar um local bem iluminado, pois ela gosta do sol pleno. A cada seis meses, realize adubações com fertilizantes orgânicos e minerais para ajudar no desenvolvimento e fortalecimento da planta. Aliás, você também deve podar o seu pé de noz moscada todos os anos para estimular o crescimento. Você pode fazer isso em qualquer época do ano, desde que não haja previsão de frio intenso e geadas.

Esse cultivo pode demorar um bocado para trazer retorno, mas é muito gratificante acompanhar o desenvolvimento de uma planta tão incrível e deixar esse legado para os filhos e netos!

Gostou de aprender a como cultivar noz moscada?

Então leia também essa matéria do Estadão escrita por Marcelo Lima e publicada em 1 de fevereiro de 2022!

Assim, leia também: Prepare um vaso de camomila deliciosa e fresquinha!

Benefícios das ervas e temperos caseiros: prevenção contra o envelhecimento precoce e até câncer

Carregando comentários aguarde...
...