Anúncio

Como cultivar o bambu para fazer varinha de pescar?

Aprenda a fazer uma vara de pescar caseira de ótima qualidade, cultivado um bambu ideal para essa finalidade!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro, 06 de junho de 2022, por Priscila Lívia —  Que tal aprender a como cultivar o bambu para fazer varinha de pescar? Para te ajudar, hoje o Horta, Jardim & Cia do Folha GO, irá ensinar o passo a passo de como fazer uma incrível vara de pescar caseira que é flexível e super resistente, a partir do cultivo de um bambu adequado para essa finalidade. Dessa maneira, você poderá curtir de uma forma simples e barata, aquela aventura em família incrível.

Continua depois da publicidade

Saiba como cultivar o bambu para fazer varinha de pescar

Flexível e resistente o bambu, pode ser uma ótima opção para vara de pesca. Logo, para que não quer gastar uma fortuna, uma ótima alternativa é cultivar bambu e fazer suas próprias varas para pescar.

Apesar de fácil, para cultivar bambu alguns segredos precisam ser seguidos. Desse modo, se os passos forem seguidos à risca, o resultado será um bambu saudável e muito resistente.

Continua depois da publicidade
Cultivar bambu varinha pescar
Como cultivar o bambu para fazer varinha de pescar? Foto: Canva Pro

Leia também: Saiba como preparar um mata-mato super potente: dê adeus à tiririca nas plantas

Onde plantar o bambu

O bambuzal para crescer de forma saudável, precisa tomar banho de sol por pelo menos três horas diárias. Por isso, dê preferência a locais em que ele possa ter acesso ao calor.

Cuidado com a propagação do bambu

É importante ter ciência que se plantado de forma incorreta, o bambu vai tomar todo o seu jardim, assim matando toda vegetação próxima. Então para evitar que isso aconteça, cave um buraco de sessenta centímetros.

Em seguida, faça uma camada de material impermeável e pano, para evitar que as raízes consigam sair daquela região. Depois é só plantar a muda de bambu, e cobri-la com terra já levemente adubada.

Caso queira cultivá-lo em vaso

O cultivo de bambu em vaso, é perfeitamente possível. No entanto, por serem plantas grandes, os vasos escolhidos precisam ser de pelo menos quarenta litros. Tendo em vista que, se possível, vasos de cem litros são os ideais.

Para cultivá-lo em vaso, você terá que tomar todos os cuidados anteriores menos o da propagação. Entretanto, será necessário fazer um bom sistema de drenagem para que as suas raízes não fiquem encharcadas.

O momento certo para transformar o bambu em vara de pesca

Saiba que a produção de vara de pescas ocorre a partir do broto do bambu. Sendo assim, será necessário esperar ele crescer para remover o broto e assim, produzir as varas de pescas fortes e flexíveis de bambu.

O bambu precisam de solo bem adubado e úmido

O adubo perfeito para o bambu é o chamado NPK, nitrogênio, potássio e fósforo. Estes três elementos fornecem os nutrientes que o bambu precisa para se desenvolver de forma saudável. Além disso, o bambu precisa ter o solo sempre úmido para crescer.

Para encontrar o adubo NPK, você pode comprá-lo em hortos, lojas agropecuárias ou sites. Entretanto, se você mesmo quiser prepara em sua casa, basta adicionar uma colher de sobremesa de pó de café, farinha de ovo e carvão, mistura tudo e esperar por volta de uma semana para utilizar.

Adube o bambu da forma correta

O adubo NPK é muito poderoso. Por isso, ao aplicá-lo você deve sempre colocar pelo menos cinquenta centímetros longe da raiz da planta, e em formato de círculos. Se aplicados muito perto da planta, ele irá queimá-la.

Cultivar bambu varinha pescar
Como cultivar o bambu para fazer varinha de pescar? Foto: Canva Pro

Sugestão  de leitura

Se você quer saber como dar mais cor ao seu jardim, confira este artigo do Estadão, publicado por Marcelo Lima em 1.º de fevereiro de 2022.

Leia também: O que é bom para eliminar cupim? Veja opções em que apenas 1 ingrediente é o suficiente

FESTA JUNINA NA CAIXA! Aprenda a preparar com a gente!

Carregando comentários aguarde...
...