Anúncio

Como cultivar ora-pro-nobis? Descubra os benefícios de ter essa planta em seu jardim

Dicas fáceis e praticas de seguir

Anúncio


Continua depois da publicidade

Ora-pro-nobis é uma planta muito rica, que se destaca na culinária por seus atributos nutricionais. Ela é nativa e encontrada em abundância em nosso solo brasileiro. Uma planta comestível e que vale a pena cultivar! Hoje, 16 de janeiro de 2022, o Horta, Jardim & Cia do Folha Go, te mostra como cultivar ora-pro-nobis.

Continua depois da publicidade

Saiba como cultivar ora-pro-nobis

Considerada uma erva que nasce em forma de trepadeira e possui uma grande quantidade de espinhos, a ora-pro-nobis é uma planta que tem sua origem no continente americano, entretanto é bem comum em Minas Gerais.

O seu nome é um termo em latim com significado religioso “ rogai por nós”,  por este motivo ora-pro-nobis é popularmente ligada a tradições religiosas de Minas. Ademais, o seu nome científico é Pereskia Aculeata e faz parte do grupo de plantas comestíveis não convencionais.

Continua depois da publicidade

Leia também: 6 plantas que dão sorte, segundo a crença popular; confira agora mesmo

Cultivando ora-pro-nobis

cultivar ora pro nobis
cultivar ora pro nobis – Imagem: Canva Pro

O cultivo dessa rica planta é bem simples, plante no vaso ou  jardim. Entretanto, o ideal é o cultivar em local arejado com bastante sol, uma vantagem é que o a ora-por-nobis se adapta a solos que não são tão ricos em nutrientes.

Logo, para plantá-la no jardim é só fazer uma cova e colocar a muda da planta e depois cobri-la com a terra. No caso de vaso aconselha-se usar terra vegetal e acrescentar húmus de minhoca.

Cuidados com a planta

Toda planta precisa de cuidados, no caso da ora-pro-nobis é necessário regá-la bem a fim de molhar o solo e substrato, todavia não necessita de regas constantes, sendo preciso regar novamente apenas quando o solo estiver totalmente seco.

Já os adubos só devem ser acrescentados 2 vezes ao ano e preferencialmente adubos orgânicos, a poda para essa planta é fundamental no seu crescimento. Portanto o indicado é fazer a poda nas épocas de outono ou inverno.

Como consumir ora-pro-nobis

A ora-pro-nobis é rica em nutrientes, ou seja, uma excelente planta para se consumir, pela é apreciada crua, refogada ou como complemento de diversos pratos. No entanto, quando o foco é absorver ao máximo seus nutrientes o ideal é que consuma mesma cozida em um pouco de água.

Seu formato é laminar e lisa e seu sabor se assemelha ao da couve-manteiga, uma planta viscosa. A quantidade ideal de consumo dessa planta deve ser indicada por um nutricionista de acordo com a dieta.

Como cultivar ora-pro-nóbis – Reprodução Canva

Seus benefícios

Que a ora-pro-nobis é uma fonte de nutrientes nós já sabemos, agora vamos conhecer mais sobre seus benefícios. Pois essa planta é uma rica fonte de ferro e serve para prevenir a anemia, também melhora o funcionamento do intestino por possuir quantidades consideráveis de fibras.

Possui grande quantidade de vitaminas A e C o que ajuda a prevenir o envelhecimento, além de fortalecer os ossos e dentes pois em sua composição essa planta milagrosa possui cálcio, entretanto não pode substituir o leite.

Assim sendo é uma planta de extrema utilidade cultivá-la em casa, pois seus benefícios são inúmeros.

Leia também: Saiba como podar o pé de chuchu para dar mais frutos

GENGIBRE: Conheça todos os BENEFÍCIOS e saiba como usar nas RECEITAS

Carregando comentários aguarde...
...