Anúncio

Como cultivar pitaya orgânica no vaso e ter uma planta saudável para consumo; saiba

Aprecie a colheita de uma das frutas mais lindas e saborosas

Anúncio


Continua depois da publicidade

A pitaya é uma fruta que tem se popularizado bastante no Brasil devido seu visual diferenciado. Com origem na América Latina, essa planta pode ser cultivada em climas tropicais. Pensando nisso, confira hoje, 18 de janeiro de 2022, aqui no Blog Horta e Jardim & Cia como cultivar pitaya no vaso e ter uma planta saudável para consumo.

Continua depois da publicidade

Qual a melhor maneira para cultivar a pitaya?

Conhecida como “fruta dragão”, a pitaya apresenta uma cor bem marcante e um sabor ainda mais diferenciado. Usada para fazer sucos, servir de acompanhamento, decoração e para comer individualmente, essa fruta é perfeita para diversas ocasiões.

Pelo fato de ser um pouco cara comprá-la nos mercados diretamente, uma boa forma de ter essa fruta sempre disponível para você é cultivá-la em casa. Quer saber as melhores dicas para ter pitaya a hora que quiser? Então confira agora as melhores dicas de cultivo!

Continua depois da publicidade

Leia mais: 3 Adubos Caseiros Que Salvam Qualquer Planta; Muito Fáceis De Fazer

Condição do solo ideal

Como cultivar pitaya orgânica no vaso e ter uma planta saudável para consumo. Foto: Canva Pro.

Antes de pensar em cultivar qualquer planta você precisa identificar qual o melhor tipo de solo para determinada planta. Dessa forma, o fato da pitaya se adaptar melhor a climas tropicais e subtropicais faz com que seu solo ideal seja aquele com o pH entre 6 e 7.

Além disso, é preciso que a drenagem da terra seja muito boa para evitar acúmulo de água durante a rega. Para isso, uma dica antes de começar a plantação no vaso é adicionar uma camada de pedra no final para facilitar a drenagem da água. Além de preferir os vasos com furos no fundo.

Melhor iluminação para a pitaya

A pitaya adora estar exposta aos raios solares diretamente. Isso porque suas folhas não são as melhores ferramentas que ela possui para fotossíntese, sendo esse processo concentrado no caule. Por isso, ela precisa estar em contato direto com o sol, para que essa iluminação consiga alcançar a parte da planta vital. O ideal nesse caso é que ela esteja exposta por 10 horas diariamente.

Tudo sobre a rega

Como cultivar pitaya orgânica no vaso e ter uma planta saudável para consumo. Foto: Canva Pro.

Visto que a pitaya é uma planta que fica bastante exposta ao sol, acaba que a água da rega evapora mais rapidamente. Portanto, a rega deve acontecer de forma mais constante para que as raízes da planta consigam absorver os nutrientes da água.

O indicado é a rega pelo menos 3 vezes na semana. Contudo, as vezes é necessário fazer esse processo antes. A melhor forma de identificar quando regar a pitaya é quando o solo apresentar um aspecto seco. Lembre-se de não deixar a terra encharcada de água.

Hora da colheita!

Essa planta é capaz de gerar uma grande quantidade de frutas. Dessa forma, o melhor período para fazer a colheita da pitaya madura e pronta para o consumo é que ela apresentar uma cor avermelhada ou com um rosa vibrante.

Assim, além de ter uma fruta orgânica, saborosa e cheia de nutrientes, você ainda vai ter ela sempre disponível em casa.

Por fim, gostou de aprender a como cultivar pitaya no vaso? Desse modo, não perca tempo e aproveite!

Veja também: Veja como cultivar tomilho: confira todas as dicas para ter essa planta em casa

LAVANDA; veja o passo a passo para cultivar essa lindeza

Carregando comentários aguarde...
...