Anúncio

Como cultivar tomates orgânicos: veja dicas importantes para fazer do jeito certo

Aprenda agora e se surpreenda com o resultado

Anúncio


Continua depois da publicidade

Os tomates possuem origem nas américas, principalmente no México, onde era cultivado pelas civilizações pré-colombianas. Foi levado à Europa pelos colonizadores espanhóis e bastante difundido, como uma iguaria. Hoje ele é utilizado como alimento e também para o preparo de molhos e receitas diversas, sendo essencial na culinária, principalmente a Italiana. Quer saber como cultivar tomates orgânicos? Então hoje, 05 de janeiro de 2022, o Blog Horta, Jardim e Cia do Folha Go te ensina tudo sobre esse cultivo que é mais simples do que você pode imaginar.

Continua depois da publicidade

Saiba como cultivar tomates orgânicos

Tendo em vista a origem de clima quente, o plantio pode ser feito em temperaturas acima de 20 graus, e não maiores que 35. Eles não suportam frios intensos, sendo que a temperatura mínima para que eles possam frutificar é de 15 graus.

Faça pequenas mudas do tomateiro antes do plantio final, inserindo de duas a cinco sementes em cada cova, com no máximo 1 cm de profundidade.

Continua depois da publicidade

Então, leia agora: Como Fazer Germinar Sementes De Maçã? Descubra O Segredo Agora Mesmo

Adubação do tomate orgânico

Saiba como cultivar tomates orgânicos – Reprodução Freepik

É recomendado que o solo onde se plantarão os tomates seja cuidado com cinco meses antes do plantio. É importante que no local de colocação, não tenha havido cultivo de batata, pimenta, berinjela, pimentão e jiló, pois os resíduos deixados por esses cultivos podem prejudicar o tomate.

O pH do solo deve ser entre 5,5 e 7, sendo a acidez ideal para que cresçam e se fortaleçam. Deve haver boa drenagem no solo, pois o excesso de água prejudica o plantio. O solo deve ser fértil e se tratado com adubo orgânico pode gerar melhor colheita.

Rega e melhor local para manter o tomate orgânico

Você pode plantar os tomates nos canteiros ou vasos uma vez que não precisam de muito espaço para crescer e frutificar. Caso plantado em pequenos canteiros, eles serão maiores e mais fortes, pois nos vasos há uma limitação de crescimento das raízes.

A rega deve ser frequente, contudo, sem o encharcamento do solo pois poderá prejudicar o desenvolvimento de suas raízes e dos frutos. Deve-se plantar em locais que possuam alta incidência de luz, por no mínimo seis horas diárias. Essa insolação fará com que o solo não fique tão úmido.

Cuidados com o tomate orgânico

A colheita poderá ser feita de sete a oito semanas do plantio, para tomates menores. Já, os que são grandes, de dez a dezesseis semanas.  Se atente à presença de fungos para que não haja a contaminação do plantio, pois eles destroem as plantas e os frutos não nascerão.

Assim, leia também: Saiba Como Cultivar Romã Em Vaso De Maneira Simples

DICAS de como arrumar a MALA PERFEITA para VIAJAR

A gente ama viajar, mas e quem gosta de arrumar as malas para a viagem? Não é uma tarefa muito legal, não é mesmo?! Mas, hoje, vamos te dar dicas de como arrumar a mala perfeita para viajar e passar a gostar de organizar tudo!

Carregando comentários aguarde...
...