Anúncio

Como é a árvore de Neem? Para que serve seu óleo? Saiba tudo agora mesmo!

Saiba mais sobre a árvore de neem e como o seu óleo pode ser útil

Foto do revisor (Elizandra Costa)
Revisado por: (Elizandra Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

São Paulo, 26 de maio de 2022, por Sonia Mendonça– A árvore de neem, conhecida também como Nim é de origem indiana e se tornou muito popular aqui no Brasil a partir da década de 80. Muitos a conhecem justamente pelo óleo que é produzido através de suas sementes. Aqui no Horta e Jardim & Cia do Folha GO, vamos te mostrar mais informações e como o óleo pode ser usado.

Continua depois da publicidade

Saiba como reconhecer uma árvore de neem

Essa árvore é bem grande, pois pode chegar a medir entre 10 a 20 metros de altura, sendo que o seu tronco é geralmente reto, tendo um tom de marrom-avermelhado. Já as  folhas da árvore contam com um tom verde claro bem intenso e ficam localizadas nos extremos dos ramos. Além disso, você também encontra flores que podem ter uma coloração branca ou creme, elas são aromáticas e medem 25 cm de comprimento.

Continua depois da publicidade

Também não se pode deixar de mencionar o fruto que essa árvore produz, conhecido como neem. Ele possui um formato oval, sendo que no desenvolvimento inicial apresenta cor verde clara. Depois, conforme vai amadurecendo, a cor vai ficando mais amarelada. Por dentro, a polpa é de cor branca, tem um gostinho amargo e é onde encontramos a semente.

Leia mais: Saiba Agora Mesmo O Motivo Para Sempre Ter Óleo De Neem Em Casa

O que pode ser aproveitado da árvore de neem? Sementes não são o único alvo

Como é a árvore de Neem? Pra que serve seu óleo?| Fonte: Canva
Como é a árvore de Neem? Pra que serve seu óleo?| Fonte: Canva

É comum pensar na semente apenas para a produção do óleo. Porém, outras partes da árvore são úteis. A madeira, considerada de boa qualidade, é usada na construção civil e em móveis, por exemplo. Além disso, os frutos, cascas e folhas também são usados para a criação de produtos que servem como inseticidas.

Descubra se você pode ter uma árvore dessas em sua casa

Será que dá para cultivar essa espécie no jardim da sua casa? Essa árvore de neem é bastante cultiva no nordeste do Brasil, isso porque ela gosta de clima semiáridos, além de ser bem resistente a seca e clima muito quente. Algumas pessoas a cultivam em casa, mas é preciso lembrar do tamanho que ela fica, então, é preciso ter espaço. Além disso, certifique-se de cuidar de todas as necessidades que ela precisa.  Você pode começar cuidando de mudas em vasos e depois, transplantar em seu jardim. Os frutos tendem a aparecer 5 anos depois da plantação.

Conheça as principais vantagens de usar óleo de neem

Enfim, essa é uma árvore bastante interessante e sem dúvida, o uso popular do óleo é o que mais chama a atenção. Suas propriedades antibacterianas e antifúngicas são úteis para lidar com diversos tipos de problemas de saúde, como por exemplo: eczema, catapora, feridas a pele, entre outras. Então, vale a pena sempre tem um pouco desse óleo de neem por perto e tanto crianças quanto adultos podem usar.

Sugestão de leitura: Dicas de  temperos para cultivar em casa

Gostou dessa dica? Então, confira essa leitura da Casa Vogue, publicada em 27/06/2020 por Vanessa D’Amaro. Você vai aprender a como cultivar temperos em casa.

Confira: Aprenda A Como Usar Óleo De Neem Na Horta, Dicas Infalíveis Conheça Melhor Os Benefícios

Descubra as 5 principais PRAGAS nas PLANTAS e como COMBATER

Carregando comentários aguarde...
...