Anúncio

Como e quando podar o cajueiro? Veja técnicas para melhorar a produtividade

Confira algumas de poda do pé de caju, para fortalece-lo e mantê-lo sempre saudável e produtivo!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro, 02 de maio de 2022, por Karla Camacho – Você sabia que a forma como é feita a poda do cajueiro, pode melhorar a sua produção? Por isso, hoje o Horta Jardim & Cia do Folha GO, irá explicar sobre como e quando podar o cajueiro da maneira correta correta. Desde já, saiba que as podas nas plantas adultas, precisam ser feitas logo após a colheita e antes do início do fluxo foliar, ou seja, em um momento que as plantas estão passando por um repouso vegetativo.

Continua depois da publicidade

Quando e como podar o cajueiro? Saiba como isso pode melhorar a produtividade

O melhor mês para realizar a podar o cajueiro, é de fevereiro até abril. Pois, esse é um dos períodos mais chuvosos do ano, no Brasil, sendo o momento ideal para a planta retomar os seus brotos rapidamente depois da poda. Veja abaixo, mais detalhes sobre esse e outros cuidados que são essenciais para o cajueiro.

Continua depois da publicidade
Podar o cajueiro
Como e quando podar o cajueiro? Veja técnicas para melhorar a produtividade. Foto: Canva Pro

Leia também: Como regar as plantas suculentas? Aprenda alguns cuidados importantes

Como podar o cajueiro

Quando a planta alcança o seu estágio adulto, ela passa a necessitar de uma série de cuidados essenciais que precisam ser levados em consideração. Entre eles, temos a poda que consiste na remoção dos brotos laterais no primeiro ano e tem como principal função a formação da copa da árvore.

Nesse caso, a melhor forma de fazer é cortar a planta quando alcançar pelo menos 2,5 metros de altura, para se ter um aproveitamento mais eficiente do pendúculo do caju. Dessa forma, será possível ter um melhor aproveitamento do fruto.

Além disso, saiba que manter a abertura central da árvore, garante uma maior entrada de luz solar e nutrição para o vegetal.

Outros cuidados importantes para o cajueiro

Assim como é importante saber quando e como podar o cajueiro, essa planta deve cultivada em climas tropicais quentes.

Portanto, se você mora nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, saiba que o clima nesses locais é predominantemente mais quente. Sendo assim, para ficar mais claro, você precisa entender como funcionam os estágios do cajueiro.

Afinal, essa é uma planta que precisa receber uma limpeza assim que acaba a sua colheita, cujo final é em janeiro. Além do período para realizar a poda que vai até abril, essa planta precisa receber um procedimento de gradagem da terra e nivelamento do solo, para ela ter um desenvolvimento saudável para a próxima colheita futura, quando cultivada em grandes áreas e em grandes quantidades.

Podar o cajueiro
Como e quando podar o cajueiro? Veja técnicas para melhorar a produtividade. Foto: Canva Pro

Veja mais cuidados para ter uma horta

Se você deseja ter uma horta caseira além do seu cajueiro, veja quais são os cuidados necessários, nesta matéria do Globo, publicada em 27 de junho de 2020, por Vanessa D’Amaro.

Por fim, leia também: Como eliminar as pragas do pé de pimentão? Saiba como agir

DICAS INCRÍVEIS para você fazer a sua HORTA EM CASA fresquinha, orgânica e saborosa

Carregando comentários aguarde...
...