Anúncio

Formigas cortadeiras no jardim: como eliminar? Veja o que funciona

Dê fim de uma vez por todas às formigas!

Anúncio


Continua depois da publicidade

Quem cuida de um jardim sabe que vez ou outra algumas pragas aparecem e começam a destruir nosso lindo trabalho. Uma das mais recorrentes são as formigas cortadeiras. A boa notícia é que são fáceis de serem eliminadas. Saiba hoje, 17 de janeiro de 2022, aqui no Blog Horta e Jardim & Cia, como eliminar formigas cortadeiras.

Continua depois da publicidade

O que são esse tipo de formiga

Essas formigas são uma das principais pragas das florestas e jardins brasileiros. Possui inúmeras colônias espalhadas em todo país, que causam diversos danos nas folhas, cachos e brotos de plantas. Isso leva à danificação das plantas, principalmente quando as formigas atacam o período de crescimento das plantas.

Continua depois da publicidade

Dessa forma, algumas das espécies mais encontradas são a do tipo saúva, de vidro, limão e a mata passos, e a quenquém. Elas cortam as folhas e levam carregadas até o seu formigueiro para produzir seus alimentos.

Porém, ao atacar as folhas, levam a uma diminuição drástica da resistência das árvores e a sua produtividade, além de deixar suscetível a outras infecções e pragas. Por esse motivo, aprenda abaixo as formas de eliminar essa indesejável praga!

Veja também: Plantas mais pesquisadas no Google em 2021: veja quais são

Controle físico

Como eliminar formigas cortadeiras.
Como eliminar formigas cortadeiras. Foto: Canva pro

Uma das formas de eliminar as formigas é eliminando a rainha. Normalmente ela fica localizada a poucos centímetros da terra, basta acabar com o formigueiro. Uma forma prática é fazer a aração do solo antes de iniciar a plantação, isso permite eliminar qualquer formigueiro presente na terra.
Também, é possível proteger as árvores maiores, basta cobrir os troncos mais próximos à copa com um pouco de vaselina ou graxa. Assim, as formigas não alcançam as folhas.

Receita caseira

Como eliminar formigas cortadeiras.
Como eliminar formigas cortadeiras. Foto: Canva pro

Algumas armadilhas feitas com batata doce, mamona, capim e gergelim possuem excelente efeito tóxico e repelente contra as formigas cortadeiras, sendo um método natural e barato!

Também, pode ser feita uma receita, utilizando 1 pão francês dormido, 1 colher de sopa de gergelim preto e vinagre para dar ponto. Sendo assim, é só ralar o pão dormido até formar uma farinha fina. Em seguida, junte o gergelim preto e acrescente o vinagre até dar ponto.

Logo após, misture bem com as mãos até formar uma massa. Então, faça bolinhas pequenas e coloque no caminho em que as formigas percorrem, ou próximas ao formigueiro. Assim, as formigas cortadeiras levarão a mistura para dentro da colônia, onde o gergelim preto é tóxico na hora de produzir os alimentos.

Controle químico

Por fim, o controle químico dessas formigas pode ser através de várias técnicas, como o uso de iscas granuladas. Então, essas iscas não agridem o meio ambiente, e ao ser carregadas pelas formigas para dentro da colônia, cerca de 50% da população é contaminada através do princípio ativo como o fipronil, presente nas iscas.

Além disso, também pode ser feita a aplicação por líquido de nebulizado, utilizando fumigadores com inseticida, que ao contato com a formiga a eliminam.

Então, agora que você sabe como eliminar formigas cortadeiras, aproveite para encaminhar esse artigo para aquele seu amigo que também gostaria de saber.

Veja também: Misturinha caseira que elimina as cochonilhas do seu jardim; saiba como fazer

Saiba agora COMO ELIMINAR FORMIGAS na RAÇÃO DOS PETS

Carregando comentários aguarde...
...
...