Anúncio

Como enraizar alecrim na água? Entenda o passo a passo

O alecrim é uma planta que pode ser usada para decoração, tempero e remédio. Sua versatilidade em usos gourmet e sabor incrível podem ser combinados com uma variedade de ingredientes.

Foto do revisor (Elizandra Costa)
Revisado por: (Elizandra Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Ponta Grossa, 22 de maio de 2022, por Vitoria Azevedo ─ Se você deseja saber como enraizar alecrim na água, o Horta Jardim & Cia separou algumas dicas que podem te ajudar a ter a sua própria muda dessa planta na sua casa sem gastar quase nada, uma vez que esse tempero é muito usado na culinária brasileira, pois está presente em muitas receitas.

Continua depois da publicidade

Descubra como enraizar alecrim na água

O alecrim é uma planta que pode ser usada para decoração, tempero e remédio. Sua versatilidade em usos gourmet e sabor incrível podem ser combinados com uma variedade de ingredientes.

Seu nome científico é alecrim e é comum na região do Mediterrâneo. Forma um arbusto ramificado com folhas finas e pequenas que são verdes brilhantes. Suas flores são azuis ou brancas.

Continua depois da publicidade

Como fazer as plantas enraizarem na água

O primeiro passo de como enraizar alecrim na água é escolher plantas maduras e saudáveis. O processo de enraizamento aquático funciona para a maioria dos vegetais de caule mole.

Para plantas com caules fibrosos, como o alecrim, por exemplo, a técnica de corte funciona melhor quando aplicada diretamente no solo ou substrato. Regue as plantas escolhidas pela manhã ou no final do dia.

Espere uma hora após a rega para permitir que as hastes tenham umidade adequada. Logo após, corte galhos entre 10 e 15 cm de tamanho, ou 5 a 8 cm no caso de mudas de manjericão ou hortelã.

Escolha um recipiente de vidro, como uma xícara, vaso ou jarra, lave-os bem e encha-os com água limpa. Coloque o galho no recipiente e observe até que ponto a água entra em contato. Em seguida, retire os galhos e retire as folhas da parte do caule que ficará submersa para que as folhas não apodreçam.

Em seguida, coloque-os de volta no recipiente. Armazene o recipiente em um local fresco e escuro, longe da luz. Troque a água a cada 3 dias para evitar que a água fique turva e para evitar a criação de mosquitos.

Veja também: Quanto tempo a jabuticabeira dá frutos? Saiba tudo agora mesmo

Como cultivar alecrim na água usando sacos plásticos

Descubra como enraizar alecrim na água
Descubra como enraizar alecrim na água- Reprodução Canva Pró

Esta opção de como enraizar alecrim na água pode ser mais simples e prática do que anterior. Cultivar alecrim em sacos plásticos requer um saco pequeno, mas mais largo. Então, uma embalagem de sorvete não vai funcionar. Depois de selecionar o saco, coloque os galhos com água.

Em seguida, feche a abertura de plástico com um selo. Não pressione muito. O bom desse método é que você não precisa trocar a água todos os dias.

O que fazer após

Depois de saber como enraizar alecrim na água, vale a pena manter um vaso de vidro ou saco plástico com a erva perto de uma janela para pegar um pouco de sol.

Então, depois que as raízes surgirem, se você quiser mudar seu cultivo, pode transferir os galhos para um vaso e seu alecrim continuará crescendo.

Quer saber mais dicas para o seu jardim? Confira as informações divulgadas no Estadão, publicadas por Marcelo Lima em 1º de fevereiro de 2022.

Veja também: Como fazer enxerto de abacate no vaso? Aprenda dicas infalíveis e fáceis

Descubra as 5 principais PRAGAS nas PLANTAS e como COMBATER

Carregando comentários aguarde...
...